As primeiras apresentações do espetáculo “Mobile” do projeto “Circo Delírio 20 anos – onde tudo começou”, ocorrem em 27 de abril, na Praça Horácio Sabino, em Pinheiros, e no Parque Augusta
“Mobile” é um projeto artístico contemporâneo que celebra 20 anos de existência do grupo Circo Delírio, com 20 apresentações gratuitas em São Paulo. A capital paulista, que recebe milhares de migrantes de diferentes países e regiões, é o ‘palco’ perfeito para a realização deste espetáculo inspirado pela temática das migrações e mobilidade humanas entendida em suas dimensões corpóreas, territoriais, subjetivas, culturais: em um mundo balizado por fronteiras, romper barreiras, ampliar horizontes, conquistar espaços, relações, oportunidades para a inclusão são um grande desafio.
As apresentações gratuitas ocorrem de 27 a 29 de abril, de 27 a 29 de maio e em julho em espaços públicos como praças, parques e circos sociais, com duas apresentações diárias, levando a arte ao alcance de todos. Também serão realizadas rodas de conversa sobre a concepção do espetáculo e percepção do público sobre os temas abordados. Em alguns dias serão realizadas duas apresentações e oficinas, informações completas de datas e horários no serviço, no final do texto.
“Mobile” traz 3 personagens que se encontram em um cenário que faz referência a um porto de onde se parte para um lugar desconhecido. Deste ponto de partida criam-se jogos e vivências entre eles, onde a criatividade e os números de equilibrismo, malabarismo e acrobacias dão o ritmo do espetáculo de forma divertida e inventiva.
“Nosso espetáculo é um convite para todas as gerações – de adultos a crianças, para ocupar os espaços públicos, junto conosco, de maneira divertida e lúdica, criando novas perspectivas e possibilidades através da arte, do circo”, explicam Esteban e Gonzalo, fundadores da Cia de Circo que são migrantes de seus países natais – Argentina e Uruguai e estão há 24 anos na capital paulista.
Concepção e sinopse
A história de vida de Esteban e Gonzalo inspiraram a criação do “Mobile”, já que ainda muito jovens, na virada do século XXI, deixaram seus respectivos países (Argentina e Uruguai) vindo se estabelecer na cidade de São Paulo, polo regional, nacional e internacional de confluência de territórios que abriga muitas histórias de mobilidade, diversidade e convivência.
Sinopse
Neste espetáculo, três personagens vindos não se sabe de onde, chegam ao espaço cênico que faz referências a um porto de onde se parte para um lugar desconhecido. A partir deste encontro, uma viagem se inicia e estas figuras anônimas tecem jogos e relações entre si e com os elementos da cena e assim vão conferindo a ela diversos significados através de imagens e situações que se sucedem no tempo.
A mobilidade se torna ela mesma uma protagonista através do teatro físico e da poesia visual em uma animação onde tudo se transforma pela ação coletiva e experimentação de uma realidade em constantes transformações. Situações de risco, criatividade, construção de estruturas, jogos de equilíbrio, manipulação e comicidade, conduzidos por trilha musical que contribui também para a construção desta imagética dramaturgia. Foram referências importantes para este trabalho o universo do cinema mudo e o texto: “Los inmigrantes, ahora” de Eduardo Galeano.
Realização: Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo – SP. Projeto de Circulação.
Ficha técnica – Mobile
Cia Circo Delírio
Intérpretes: Esteban Hetsch – Artista circense e Criador
Gonzalo Caraballo: Artista, circense e criador
Maria Luz: Artista circense e criadora
Direção: Coletiva
Produção: Carol Santiago
Duração do espetáculo: 50 min
Classificação Livre
Gênero do espetáculo: Circo
Histórico Cia Circo Delírio
A Cia Circo Delírio é uma Companhia de Circo e Teatro, atualmente formada por Esteban Hetsch, Gonzalo Caraballo e Maria Luz. Desde 2003 realiza pesquisas artísticas que resgatam as técnicas circenses tradicionais e as relacionam com a arte circense contemporânea, sempre com humor, comédia física e participação do público. A Companhia vem aperfeiçoando e desenvolvendo seu trabalho autoral de forma ininterrupta ao longo de mais de 20 anos de existência, com perspectiva própria, mantendo assim o frescor de seus espetáculos abertos à improvisação, na troca com o público, seu principal motivador. Desde a sua fundação, a Cia criou 5 espetáculos: Maffisimo Pan y Circo (2003), Circo Delito (2005), Cabaré do Mercosul (2007), Irmãos Zíngaros (2011), Mobile (2022).
Prêmios e editais de cultura: 2º Prêmio de Melhor
Montagem de Circo Gauekoak Vitora Gazteiz (Espanha) 2007; 1º Prêmio Festival Internacional de Teatro de Jacareí Júri popular (SP) 2008; Edital da Funarte Interações Estéticas em Pontos de Cultura com o projeto Circo Aberto (SP) 2009; OS IRMÃO ZINGAROS – ProAC 2010 com direção de Fernando Sampaio (SP). Prêmio Funarte 2020 Respirarte Artes Integradas; PROAC LAB 2021 – Prêmio por Histórico de Grupo de Circo – criação de MOBILE; Fomento ao Circo da Cidade de São Paulo – SP 2023 – Projeto – Circulação do Espetáculo MOBILE.
Serviço – Espetáculo Mobile
Apresentações:
Abril
27/04 – Praça Horácio Sabino, 77, Pinheiros – 11h
27/04 – Parque Augusta – Rua Augusta, 200 – 16h
28/04 – Parque Bueno Aires, Av. Angélica, 1500 – 10h
28/04 – Parque da Previdência – Rua Pedro Peccinini, 88 – 14h
29/04 – Circo no Beco – Rua Belmiro Braga, 187 – 20h
Maio
Apresentações e oficinas
27/05 – Circo Social Quilombaque Perus (duas apresentações) – Travessa Cambaratiba, 05 – 10h e 15h – Apresentações, 11h e 16h – Oficinas
28/05 – Circo Social Dom Bosco – Rua do Contorno – Cidade Antônio Estêvão de Carvalho (ao lado do Metrô Itaquera) – 9h – Oficina – 19h – Apresentação
28/05 – Circo Social Arte e Construção – Avenida dos Metalúrgicos, 2100 – 14h – Apresentação, 15h30 – Oficina
29/05 – Circo Social Brasilândia – horário a definir
*As datas das apresentações de julho serão divulgadas em breve.
Entrada Gratuita
Classificação: Livre
Duração: 50 min.