Fábricas de Cultura promovem evento de xadrez com participação do enxadrista Giovanni Vescovi
São Paulo, 29 de abril de 2024 – As Fábricas de Cultura da zona Leste de São Paulo realizarão no próximo domingo, dia 5 de maio, das 10h às 17h, o evento de xadrez “Fábricas de Cultura no CXSP”. O evento acontecerá no tradicional Clube de Xadrez São Paulo, localizado na região central da capital.
Desde 2011, as Fábricas de Cultura da zona Leste oferecem a modalidade de xadrez, contribuindo para o desenvolvimento social e humano dos participantes. Somente neste primeiro semestre de 2024, foram ofertadas seis turmas de xadrez, totalizando mais de 140 matriculados. Ao longo dos anos, observou-se que o xadrez não apenas proporciona habilidades estratégicas, mas também fomenta a economia criativa, com diversos aprendizes se tornando professores e árbitros de xadrez, gerando renda em campeonatos e abrindo portas para competições e universidades.
O evento contará com a organização e participação do renomado enxadrista Giovanni Vescovi (Grande Mestre Internacional), que fará uma palestra no período da manhã sobre a importância do xadrez na formação social e humana, além de abordar o funcionamento do mercado do xadrez e os caminhos de profissionalização no contexto brasileiro e internacional do xadrez. O local foi especialmente escolhido por ser emblemático para os aficionados por xadrez: fundado em 1902, o CXSP é o mais antigo clube destinado à prática do xadrez na América Latina e um dos mais antigos do mundo
Após a palestra, Vescovi jogará uma simultânea com os 10 aprendizes melhor preparados das Fábricas. No total, 50 jovens que se destacam nos estudos nas unidades participarão do evento. Além da palestra, no período da tarde, ocorrerá um torneio inter Fábricas, nos moldes de um campeonato oficial, com premiações e troféus para os melhores colocados.
Conheça três histórias de vidas transformadas pelo xadrez das Fábricas de Cultura:
Camila Ferreira de Macedo, moradora da Vila Curuça, extremo Leste Paulistano, relata: “Qual impacto o xadrez iniciado aqui na Fábrica de Cultura teve para mim? Impacto total, minha vida se transformou depois que conheci o xadrez, com tantos benefícios e a quantidade de portas que foram abertas para mim. Na época, com 12 anos, eu não sabia o quanto de mudanças que estariam por vir, mas, aos 13 anos, fui mais me empenhando cada vez mais até ter vários títulos regionais, municipais e do Brasil inteiro. Com essas conquistas, me ofereceram duas bolsas em escola particular. Porém, na época, meus pais acabaram recusando por conta das distâncias do colégio. Também fui convidada por várias cidades para jogar campeonatos profissionais representando o lugar, onde representei: Ferraz e Vasconcelos, Guarujá e Osasco – Osasco é considerado a cidade mais ‘top’ do xadrez, todos querem fazer parte daquele clube. Por lá eu representei por seis anos e só parei por conta da correria e prioridades da vida adulta. Com o xadrez também, além de jogadora, eu virei árbitra, para complementar a renda. E mesmo jogando xadrez, nunca parei de estudar e trabalhar. Também, no tempo da faculdade, foi ofertado uma bolsa atleta na Mackenzie por conta da modalidade, mas recusei porque consegui uma bolsa do ENEM em outra faculdade. Em 2016 ainda fazendo curso de xadrez na Fábrica, fui campeã brasileira de xadrez escolar em Poços de Caldas, Minas Gerais.” Atualmente Camila é formada em marketing, técnica em serviços jurídicos, árbitra homologada pela confederação brasileira de xadrez. Quando possível dá aulas particulares de educação infantil, aulas de xadrez e arbitra competições de xadrez.
Eduardo Félix de Araújo teve um excelente ano nas competições de xadrez. Atualmente com 16 anos, muito dedicado, começou a estudar xadrez também em casa e buscar competições de níveis mais elevados para se aprimorar. Em alguns meses entrou para a equipe da Associação de Xadrez de Suzano (AXS), associação sem fins lucrativos ou patrocínios, mas que de diversas maneiras busca ajudar os integrantes da equipe a participarem de eventos importantes de nível nacional. Dentre estes importantes torneios, ele disputou dois em que vale pontuação para o ranking internacional, numa pontuação conhecida como rating fide. Essas competições foram realizadas em São Paulo, uma no shopping Tatuapé e a outra no município de Suzano que faz parte da região metropolitana. Além disso, foi campeão regional (1ª fase) das escolas públicas da capital e também campeão municipal categoria ouro (2ª fase), este último é dificílimo, pois pega apenas os quatro melhores classificados de todas as regiões da capital.
Atualmente está treinando firme para conseguir uma vaga para o evento mais importante do xadrez nacional disputar o mundial juvenil em outubro em Florianópolis, que reúne os principais jogadores do Brasil e de outros países.
Para viabilizar esta empreitada, Eduardo está, com três amigos, vendendo trufas e fazendo rifas para conseguirem o dinheiro para realizarem este sonho.
Kleyton Alcântara Lima, morador de Cidade Tiradentes, zona Leste de São Paulo, é uma figura proeminente no mundo do xadrez. Seu envolvimento com o jogo começou em 2013, quando estudou na Fábrica de Cultura de seu bairro até 2015. Desde então, Kleyton se destacou como jogador, professor e árbitro.
Como professor, ele compartilha sua paixão pelo xadrez, dando aulas particulares e passando por diversas instituições renomadas, como o Clube Xadrez Total, o colégio Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo, o Lycée Pasteur, a Scuola Italiana Eugenio Montale e o Clube Esporte Clube Pinheiros.
Como jogador, Kleyton alcançou o título de Mestre Nacional em 2022, demonstrando sua habilidade e conhecimento do jogo. Seu maior rating FIDE foi de 2119, refletindo seu nível de competência no xadrez.
Além disso, Kleyton se destacou como árbitro, obtendo o título de Árbitro da Federação Internacional de Xadrez – FIDE em 2023, e o título de Árbitro Nacional do quadro da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX em 2021.
Entre suas conquistas mais significativas estão sua participação no Festival Sul-Americano da Juventude em 2023, no Pan-Americano da Juventude FIDE em 2021 como Árbitro Técnico Local, no Campeonato Continental das Américas FIDE em 2019, no Floripa Chess Open (maior torneio do Brasil) em 2018, 2019, 2020 e 2021, no Campeonato Brasileiro Amador em 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023, e na Semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto em 2017.
Sobre as Fábricas de Cultura – Desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado, com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Programa Fábricas de Cultura foi criado para estimular o desenvolvimento integral de cidadãos por meio da valorização e ampliação de universos culturais e de situações de convivência e experimentação artística, bem como incentivar e potencializar a articulação de redes de produção e de circulação cultural. As Fábricas de Cultura oferecem à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios e xadrez, além de sessões de cinema, shows musicais, bibliotecas com cerca de cinco mil títulos cada e estúdios de áudio e vídeo. Sete das 15 unidades das Fábricas em São Paulo são geridas pela Organização Social Catavento: as da zona Leste de São Paulo e das cidades de São Bernardo do Campo e Santos que, no total, realizou mais de 788 mil atendimentos em 2022. Os aprendizes destas Fábricas somam 20 mil jovens e crianças.
Serviço:
Evento: Fábricas de Cultura promovem evento de xadrez com participação do enxadrista Giovanni Vescovi
Data: 05 de maio de 2024
Horário: Das 10h às 17h
Local: Clube de Xadrez São Paulo. R. Araújo, 154 – 3o andar – Metrô – República, São Paulo