Café Filosófico CPFL recebe escritora Eliana Rigol nesta quinta-feira, 9. Com o tema “A história oculta das mulheres”, a palestrante vai abordar a busca das mulheres por seus propósitos; o encontro acontece às 19h, no Instituto CPFL, com entrada gratuita e transmissão via Youtube
O Café Filosófico CPFL apresenta, na próxima quinta-feira (9), às 19 horas, um encontro presencial com a escritora Eliana Rigol. Com o tema “A história oculta das mulheres“, a palestrante vai abordar a busca das mulheres por seus propósitos, em meio a um contexto onde ela é constantemente comparada por valores e padrões masculinos.
O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL que acontece por meio de palestras presenciais em Campinas, transmissões pelo canal do Café via Youtube, além de uma programação transmitida pela TV Cultura que é dividida em três grades: domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h.
“A união das mulheres em sua luta data de muito antes dos movimentos feministas que conhecemos hoje. Desde Maria Madalena, passando pelas bruxas medievais, as mulheres vêm de maneira quase oculta marcando a história da humanidade. Examinar nossas biografias femininas a partir da perspectiva da HERstory não contada e suprimida da história oficial é dentre trabalhos, o mais urgente“, explica Rigol.
Ela complementa com questionamentos: “De que forma ainda carregamos em nós as nossas antepassadas? Como na vida moderna, corrida e urbanizada de hoje podemos resgatar uma suposta essência natural da mulher? Como as histórias e contos de fadas construíram a mulher de hoje? Precisamos repensar os mitos, tradições e origens pelo olhar feminino“, finaliza.
Este encontro faz parte da série “Novas mulheres, antigos papéis“, de curadoria de Luna Lobão, que vai reunir cinco palestrantes mulheres para pensar na mulher de hoje, na reescrita da história por lentes femininas, nas possibilidades futuras e tudo aquilo que já não cabe mais na questão de gênero.
Eliana Rigol é gaúcha do Alegrete, retirante e autora dos livros Moscas no Labirinto, Afeto Revolution (finalista do prêmio Jabuti) e HerStories. Psicologia Junguiana, mitologia, ocultismo e feminino divino são temas de estudo e interesse. Por agora, vive na Europa, trabalhando com mentoria de mulheres e seus processos de reinvenção – Jornada da Heroína.
Os encontros são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18 horas. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será no canal do Café no Youtube.
Serviço
Café Filosófico CPFL ao vivo com Eliana Rigol, escritora
Quando: dia 9 de maio, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Participação online: https://www.youtube.com/watch?v=P6F9ifsHgvg
Informações: institutocpfl.org.br
Foto: Eliana Rigol – acervo pessoal