Arena B3 recebe a oitava edição do SP Harp Festival

Arena B3 recebe a oitava edição do SP Harp Festival, único evento dedicado exclusivamente à produção de harpistas contemporâneos

Totalmente gratuitas, as apresentações fazem parte do Festival Arena B3, que leva para o Centro de São Paulo intensa programação cultural a preços populares
Entre as atrações, estão artistas nacionais e internacionais, vindos de Espanha, Estados Unidos, Irã, Japão e Venezuela

A Arena B3 em São Paulo receberá o VIII SP Harp Festival, um dos principais festivais de músicas do país e único dedicado com exclusividade à produção de harpistas contemporâneos. Totalmente gratuitas, as apresentações ocorrem entre os dias 27 e 28/07 (sábado e domingo) e vão reunir importantes nomes nacionais e internacionais deste tradicional instrumento surgido há mais de cinco mil anos.

O público terá a oportunidade de conferir – sempre em três horários, às 13h, 15h e 18h, a musicalidade e o ecletismo de um line-up que passeia por diversos gêneros, que vão desde o barroco até o jazz e outros ritmos contemporâneos.

O Festival reunirá artistas como o Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão), Vinicius Medrado(Brasil),Thais Tejeda del Rio (Espanha),Juan Riveros (Estados Unidos), Jesus Soares (Venezuela), Duo Aricia Ferigato, harpa, e Alex Dias, contrabaixo (Brasil) além do Rotas de Iumi, (Irã).

“Para o line-up do VIII SPHarp Festival, buscamos privilegiar artistas de regiões geográficas onde o instrumento seja destaque, além de incluir também os vários tipos de harpas e repertórios possíveis”, destaca Sergio da Costa e Silva, criador e diretor do projeto. Ele ressalta que “com isto, estamos colocando o Brasil no circuito mundial do instrumento, dando continuidade ao ¨XIX RioHarpFestival¨ ao ¨II BsbHarpFestival ” e a sua versão europeia e, assim, realizando o maior festival de harpas do mundo em duração e número de concertos”.

Costa e Silva enfatiza ainda que “o público poderá assistir a apresentações de alto nível, com harpistas de vários países, todos escolhidos pelos seus currículos e representantes dos vários tipos de harpas. Esta miscelânea faz com que o festival seja um evento que cresce ano a ano, principalmente em São Paulo, sempre para plateias cada vez maiores”.

O festival terá edições em Brasília (II BsbHarpFestival) e Rio de Janeiro (XIX RioHarpFestival) e ganhará uma versão europeia, entre julho e outubro de 2024, em 10 cidades de 7 países (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Croácia, Itália e Áustria) na sequência de eventos realizados em outros anos.

A Harpa

Um dos mais antigos instrumentos de corda dedilhada, a harpa tem sua origem relacionada ao tanger da corda dos arcos dos antigos caçadores. Algumas ilustrações destacam a presença das harpas no Oriente Médio e Egito, por volta do ano 3.000 a.C.. De formato triangular, todas as suas cordas estendem-se perpendicularmente em relação à base de seu corpo.

As primeiras harpas eram pequenas, com poucas cordas. A partir do século XVIII, passaram a ser construídas em madeira, com as cordas variando entre materiais como tripa, crina de cavalo, latão, bronze ou seda. Com o passar dos anos tornaram-se maiores, com mais cordas e, consequentemente, mais notas.

A harpa moderna possui 47 cordas, com as 11 mais graves feitas de metal e as demais de tripa, além de 7 pedais. Atualmente, a harpa também é um dos instrumentos que compõem a orquestra, sendo normalmente posicionada entre a percussão e os instrumentos de teclado.

PROGRAMAÇÃO – VIII SPHARP FESTIVAL

27 de julho (sábado)

Horário: 11h

Local: Arena B3

Duo Aricia Ferigato, harpa, e Alex Dias, contrabaixo (Brasil)

A harpista e improvisadora/compositora Arícia Ferigato, artista selecionada para a bolsa de composição do Savassi Festival 2023, sobe ao palco do SP Harp Festival 2024 para apresentar um show inédito em duo com o contrabaixista e integrante de seu quarteto, Alex Dias (improvisador, compositor e produtor musical), trazendo um repertório com clássicos do Spiritual Jazz e temas autorais do primeiro álbum da artista e seu quarteto “Pequenas Voltas” (Savassi Festival Records).

27 de julho (sábado)

Horário: 15h

Local: Arena B3

Thais Tejeda del Rio, harpa (Espanha)

Thaïs Tejeda del Río começou no mundo da harpa aos 5 anos de idade, quando começou a tocar na Orquesta Camerata Académica (atual Orquestra Jovem Provincial de Málaga). Ao longo de sua carreira, participou de diversos festivais: Oldemburg, Estambul, Boadilla, Priego de Córdoba, Festival Internacional de Bandas de Valência, Primer Festival de Arpa María Rosa Calvo Manzano de Collado Villalba. Atualmente faz parte da Orquestra de Arpas de Málaga, com a qual realiza numerosos concertos anualmente. Entre as orquestras em que tocou: Orquesta Filarmónica de Málaga, Orquestra Filarmonía de Granada, Orquesta Ciudad de Almería e Orquesta Bética de Sevilla.

27 de julho (sábado)

Horário: 18h

Local: Arena B3

Juan Riveros, harpa (Estados Unidos)

Juan Riveros faz parte de uma nova geração de jovens harpistas que unem uma variedade de gêneros e caminhos artísticos, construindo públicos e promovendo uma nova apreciação por um instrumento com tradições antigas e diversas. Além de uma carreira ativa de performance, Riveros mantém um estúdio particular para alunos de harpa. Em suas aulas, Riveros se dedica a elaborar abordagens construtivas para a pedagogia da harpa e os fundamentos da teoria musical. Sua pesquisa se concentra nos repertórios e tradições de tocar harpa da América Latina e na pedagogia da teoria musical. Riveros atualmente atua como Coordenador de Diversidade da American Harp Society (AHS) e como membro do comitê IDEA e dos Comitês de Membros.

28 de julho (domingo)

Horário: 13h

Local: Arena B3

Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão)

Fujiyama Nippon de Koto é um grupo de música tradicional japonesa, que se apresenta utilizando os instrumentos Koto, Shamisen e Shakuhachi. Nesta ocasião o Grupo contará com dois Mestres da escola japonesa de Koto Seiha Hougaku-kai: Toyomi Abe e Tonan Barrios acompanhados de dois alunos da Grã Mestra Utahito Kitahara representante do Seiha Hougaku-kai no Brasil: Ramon Almeida no Koto e Daisuke Takai no Shamisen. O repertório contará com músicas tradicionais, infantis e modernas, podendo se apreciar a diversidade de estilos musicais no Koto e outros instrumentos japoneses.

28 de julho (domingo)

Horário: 15h

Local: Arena B3

Rotas de Rumi (Irã).

A apresentação conta com as músicas e danças que ilustram caminhos percorridos pelo poeta Rumi na antiga Pérsia, das regiões da Turquia, Irã, Armênia, Azerbaijão e Afeganistão.

28 de julho (domingo)

Horário: 18h

Local: Arena B3

Vinicius Medrado, harpa (Brasil)

Vinicius já participou como harpista de diferentes projetos, como Coral Todos os Cantos (FEUSP), Canto Sur y Otros Cantos (Conferências Musicais USP), Grupo Populário (Lab_Arte USP), Canto das Águas/ Ecker der Gewasser (Intercâmbio Musical Brasil-Alemanha), Projeto Gerações (com Grupo Manuí). Carapicuíba(2015).

Sobre a Arena B3 e o Festival Arena B3

Inaugurada por Roberto Menescal, a Arena B3 fica localizada na Praça Antônio Prado, em um dos prédios centenários da bolsa, ocupando o espaço que no passado abrigou os famosos pregões viva-voz da Bolsa de Valores

A seleção das atrações é feita pela Arte&Atitude e pela Aventura, produtora responsável pela EcoVilla Ri Happy, Teatro Riachuelo Rio, Teatro Adolpho Bloch e de grandes espetáculos musicais, como ‘A Noviça Rebelde’, ‘Elis, o Musical’, ‘Mamma Mia!’, ‘O Jovem Frankenstein’, que estiveram recentemente em cartaz, entre muitos outros. A iniciativa conta com o patrocínio da B3. 

Sobre a B3  

A B3, a bolsa do Brasil, tem o compromisso de apoiar a democratização do acesso à cultura, por meio de parcerias e patrocínios que facilitem o acesso da sociedade a esses espaços. Em 2023, a bolsa do Brasil apoiou 25 projetos, e possibilitou que mais de 95 mil pessoas acessassem os 7 museus patrocinados por meio do oferecimento também de dias de gratuidade. Dentre as instituições apoiadas estão o MASP, a Pinacoteca de São Paulo, o MIS, o Museu Judaico e MUB3, na capital paulista, o Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Além das gratuidades, a bolsa do Brasil patrocina ainda uma série de iniciativas culturais, como musicais, eventos e exposições.

Sobre a Aventura 

Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dallal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, mais de 16 mil empregos diretos e indiretos gerados, números que não param de crescer. 

Sobre a Arte & Atitude 

A Arte e Atitude é uma empresa especializada na viabilização de projetos via leis de incentivo fiscal, quer na elaboração, captação de recursos, produção e desenvolvimento de programas continuados de marketing relacionado a causas – cultura, esporte, meio ambiente, educação e responsabilidade social. 

Fundada em 2006 e liderada por Monique Mendonça, bacharel em português italiano e alemão pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo, a direção da empresa e a equipe multidisciplinar da Arte & Atitude trabalham para fomentar cultura, excelência artística, formação de plateia, democratização do acesso, inclusão social, empreendedorismo e geração de renda nas cinco regiões brasileiras. 

Serviço Festival Arena B3

Arena B3 

Local: Praça Antônio Prado, 48 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP 

Quando: A partir de 17 de maio

Preço: R$20 (meia-entrada) e R$40 

Lotação: 150 lugares 

VIII SP Harp Festival – Festival Internacional de Harpas

Data: 27 e 28 de julho às 11h, 15h e 18h

Vendas presenciais: ENTRADA GRATUITA – retirada no dia do evento.

Lotação presencial: 160 lugares

Classificação: Livre

Duração: 60/75 minutos

Programação

17 de maio – Isto é Bossa Nova, com Roberto Menescal e Cris Delano 

Sexta-feira, às 15h e 18h. 

18 de maio – Tributo a Elton John (música) 

Sábado, às 15h e 18h. 

19 de maio – Tributo a Phill Collins (música) 

Domingo, às 15h e 18h. 

25 de maio – Piano Experience (música) 

Sábado, às 15h e 18h. 

26 de maio – Tributo a John Coltrane (música) 

Domingo, às 15h e 18h. 

01 e 02 de junho – Jordhan Matheus (comédia)

Sábado e domingo, às 15h e 18h. 

01 e 02 de junho – ‘Contos do Brasil’ (musical infantil) 

Sábado e domingo, às 11h. 

08 e 09 de junho – ‘Sonhos para vestir’ (teatro) 

Sábado e domingo, às 15h e 18h. 

15 de junho – ‘Felicidade à venda’ (teatro) 

Sábado, às 15h e 18h. 

16 de junho – ‘Não-Peça’ (teatro) 

Domingo, às 15h e 18h. 

22 de junho – Queen Legacy (música) 

Sábado, às 15h e 18h. 

23 de junho – Tributo a Elis Regina (música) 

Domingo, às 15h e 18h. 

29 de junho – Tributo a Michael Buble – por Mark Lambert (música) 

Sábado, às 15h e 18h. 

30 de junho – Let’s Groove – Earth, Wind And Fire (música) 

Domingo, às 15h e 18h. 

13 e 14 de julho – ‘Ossada’ (teatro)

Sábado e Domingo, às 15h e 18h.

20 e 21 de julho – ‘Cálculo Ilógico (teatro)

Sábado e Domingo, às 15h e 18h.

27 e 28 de julho – VIII SP Harp Festival – Festival Internacional de Harpas (música)

Sábado e Domingo, às 11h, 15h e 18h (gratuito)

4 de agosto – Assucena (música)

Domingo, às 15h e 18h

18 de agosto – Filipe Catto (música)

Domingo, às 15h e 18h.