Parada Danceability em única apresentação

Parada Danceability em única apresentação gratuita no dia 9 de novembro no Sesc Vila Mariana

Apresentação baseada no método DanceAbility conta com a participação de 14 dançarinos com e sem deficiência, com idades entre 20 e 65 anos e

diversas habilidades e origens. Realização é do Núcleo Dança Aberta.

ultado cênico da 6ª edição da Oficina DanceAbility, o roteiro coreográfico Parada DanceAbility terá única apresentação no dia 9 de novembrosábado, às 17h30, na Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – Vila Mariana), em São Paulo (SP). A atividade é gratuita, aberta ao público e conta com o apoio do Sesc SP.

Durante a performance, o grupo de quatorze dançarinos – reunindo pessoas com e sem deficiência, entre 20 e 65 anos de idade e com diversas habilidades e origens – apresenta-se no espaço de convívio da unidade, com foco na composição e na relação com a arquitetura do local e o público presente. A trilha sonora da apresentação é interpretada ao vivo.

Parada DanceAbility é uma oportunidade para os participantes mostrarem parte do que foi desenvolvido nos dois meses da Oficina DanceAbility. A coreografia reúne estruturas de improvisação em que corpos diversos se movem com atenção em si mesmos e no grupo todo, revelando sua riqueza criativa ao criar momentos inesperados, que concretizam beleza a partir de um paradigma diferente do normativo.

Acima de tudo o que se quer mostrar é a qualidade das relações que se estabeleceram, e onde podemos chegar quando valorizamos o que cada indivíduo tem para dar, seja para uma composição artística ou extrapolando para qualquer situação colaborativa na vida comum“, resumem as coordenadoras do projeto, Neca Zarvos Priscila Jorge.

O método de dança DanceAbility utiliza a improvisação de movimento para estimular a expressão e a troca artística entre pessoas que tenham interesse em experimentar seu corpo em movimento e a comunicação que nasce dessa experiência. Trabalha ainda a capacidade de dançar de cada indivíduo a partir de sua própria presença, da escuta ao outro e da dinâmica criada pelo grupo, em um ambiente respeitoso, seguro e inspirador.

Oficina DanceAbility – 6ª Oficina DanceAbility foi oferecida gratuitamente pelo Núcleo Dança Aberta e realizada com o patrocínio da White Martins, através do ProAC ICMS por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Realizada pela primeira vez em 2008, a oficina viabiliza a formação de grupos com diversidade, em que o material do método pode atingir todo seu potencial criativo e libertador. O projeto parte da premissa de que contar com a diversidade física, de características da mente, cultural, racial, etária e de gêneros é refletir de maneira honesta uma população; e, ao mesmo tempo, ao promover este encontro, apontar para uma convivência em sociedade que permite que a riqueza de seu material humano seja participada e vivenciada.

Núcleo Dança Aberta – Fundado em 2007, é formado por Neca Zarvos (Master Trainer em DanceAbility) e Priscila Jorge (Professora Certificada de DanceAbility). Ambas são atrizes, dançarinas, produtoras, diretoras de teatro e professoras de improvisação de movimento.

Além de disseminar a prática e a filosofia do DanceAbility com workshops e performances (alguns com a participação de Alito Alessi, dançarino e coreógrafo, criador do método), o Núcleo dedica-se a promover e democratizar a arte da dança com a realização de oficinas, cursos, performances e espetáculos que provoquem descobertas e reflexões a respeito do fazer artístico e de um convívio social mais consciente.

Entre os principais projetos já realizados estão o DanceAbility Brasil 2007 (que trouxe Alito para uma série de workshops e palestras, a criação de uma intervenção de dança e a montagem do espetáculo Joy Lab Research); cinco edições da Oficina DanceAbility, em 2008, 2012, 2014, 2017 e 2022; o Ciclo de Palestras e Oficinas de Dança para pessoas com e sem deficiência com artistas convidadas, em 2014; dois projetos de Circulação do Núcleo Dança Aberta, com palestras e oficinas de DanceAbility em dez cidades do Estado de São Paulo, em 2016 – e retornando com oficinas a seis delas, em 2019; e três cursos do Intensivo DanceAbility, em 2018, 2022 e 2023.

SERVIÇO

PARADA DANCEABILITY

Sábado, 9 de novembro de 2024, 17h30. 

Local: Sesc Vila Mariana – Praça de Eventos

Endereço: Rua Pelotas, 141, Vila Mariana – São Paulo – SP

Entrada gratuita

FICHA TÉCNICA

Roteiro Coreográfico:     Neca Zarvos e Priscila Jorge

Músicos:                            Claudio Faria e Danilo Penteado

Dançarinos:                        Angela Oliveira Menezes, Bianca Matta da Costa, Elli Gerbi, Francis Negrão, Isadora Faro, Kika Antunes, Leticia Olivares, Maria Auxiliadora, Rafael da Mata, Renata Perissinotto Passos, Suarrily de França, Tatiana Curto, Valquíria Rosa, Vinícius Meneguin Todorov

Fotografia:                         Gil Grossi

Projeto Gráfico:                 Rica Ramos

Produção Executiva:         Correia Cultural

Realização:                        Núcleo Dança Aberta