Arraial no Centro: Festas juninas agitam espaços culturais e icônicos do centro de São Paulo.
Com entrada gratuita, eventos acontecem na Galeria Metrópole, na Pinacoteca, no Museu da Língua Portuguesa e na Igreja da Consolação
Embora as comemorações juninas se estendam ao longo de todo o mês de junho, o São João é celebrado no dia 24. Por isso, no final do mês ainda é possível encontrar diversas comemorações que se espalham pelo centro da cidade de São Paulo. Com comidas típicas, brincadeiras e muito forró, as festas visam estimular a circulação pelo centro.
“A festa, a música e, principalmente, a comida são ótimos elementos para fazer com que as pessoas se sintam incentivadas a ocupar o centro. Por isso, nós buscamos mobilizar diversos restaurantes que vão preparar cardápios especiais para o nosso evento, com ingredientes e referências típicas dessa data”, revela Ju Amora, artista e empresária que organiza a festa na Galeria Metrópole.
Confira abaixo um pequeno roteiro com quatro festas gratuitas que acontecem em museus e outros espaços marcantes da cidade.
Festa Junina da Diversidade | Museu da Língua Portuguesa
22 de Junho
No dia 22, sábado, o Museu da Língua Portuguesa vai virar palco para a Festa Junina da Diversidade, um evento gratuito com drag queens, forró e muitas comidas típicas. A festa celebra o Mês do Orgulho da Diversidade Sexual e de Gênero.
A programação é completíssima e variada: a Drag Queen Cilindra será a mestre de cerimônias a partir das 13h, seguida pelo Forró da Macaxeira e o Baile da Pereirinha às 14h. Às 15h, a Casa Florescer e o Coletivo Tem Sentimento comandarão a quadrilha, seguidos pelo retorno do Baile da Pereirinha, com intervalos animados pelo DJ Tumurto.
Além disso, vai rolar uma visita temática explorando a presença histórica da comunidade LGBTQIAP+ nos bairros da Luz e da Sé.
Onde: no Saguão B e Pátio B do Museu | Estação da Luz
Horário: das 13h às 17h
Arraial da Metrópole | Galeria Metrópole
29 de junho
No dia 29 de junho, sábado, a Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, recebe o Primeiro Arraial da Metrópole. A ação é uma iniciativa de lojistas e restaurantes que estão na galeria. Com música, brincadeiras para todas as idades e comidas típicas, o evento reforça o papel da galeria como um pólo cultural no centro.
Além das comidas e dos restaurantes, o evento contará com música ao vivo, com apresentação do Trio Cabelo de Fuá, que deve apresentar seu repertório de forró, com participação especial do sanfoneiro Chico Ceará. O evento também contará com um bingo, no qual os vencedores ganharão vouchers que podem ser trocados por produtos em algumas das lojas parceiras, como a Paiol, que fez uma seleção de objetos artesanais de artistas como Bacaro, Mestre J. Borges, Mestre Joaquim de Tracunhaém, Alcione Freitas e Leonildo Silva, que têm produzido peças com referências ao movimento armorial e ao folclore nordestino.
Onde: Av. São Luís, 187 – República – São Paulo, SP
Horário: das 15h às 22h
Pinacoteca
29 de junho, sábado
No dia 29, sábado, a Pinacoteca será palco e ambiente para a Pina Junina, transformando sua Praça em um local para brincadeira, dança, encontro, gastronomia e festejo dessa tradição brasileira. A festa conta com a apresentação do tradicional Grupo Cupuaçu fundado por Tião Carvalho, e o Pé de Manacá, projeto de forró de rabecas tocado por mulheres. Entre uma apresentação e outra, tem o set musical de vinil comandado pelos Djs do projeto Forró dos Ratos: Rodrigo Ferrolho, Ricardo Ferreira e Reine Oliveira.
A praça de alimentação de comidas e bebidas típicas ficará por conta do projeto Pão do Povo da Rua, iniciativa do Instituto de Pesquisa da Cozinha Brasileiraque atua no território da Luz (São Paulo, SP) na distribuição de marmitas para os moradores do entorno.
Onde: Pinacoteca – Avenida Tiradentes, 273, Luz, São Paulo — SP
Horário: das 13h às 20h
Festa Junina da Consolação
22, 23, 29 e 30 de junho
Sendo a mais tradicional da lista, a Festa Junina da Consolação acontece na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, trazendo música ao vivo, bebidas e comidas típicas. A festa tem edição nos dias 22 e 23, 29 e 30 de junho, e promete trazer diversas atividades tradicionais das quermesses católicas.
Onde: Rua da Consolação, 585, São Paulo,
Horário: Sábado, das 17h às 23h, e Domingos, das 17h às 22h.