CCBB SP – Espetáculo celebra a riqueza da cultura afro diaspórica com um repertório dedicado aos cantos entoados para orixás
O grupo, que já foi indicado ao Grammy Latino, apresenta a música sacra afro-brasileira cantada em português e iorubá, com participação especial da cantora Irma Ferreira
No dia 21 de setembro, sábado, às 16h, o Centro Cultural Banco Do BrasilSão Paulo apresenta o show Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil, com o Grupo Ofá de Salvador. Composto por integrantes do Terreiro do Gantois – entre eles Iuri Passos, Yomar Asogbá e Luciana Baraúna – o grupo vai apresentar as músicas do seu repertório de cânticos aos orixás, além de composições de Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Donato, Nelson Rufino e Zeca Pagodinho. O show inédito ainda irá para os CCBBs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal.
Além do show, ainda serão realizadas duas oficinas com integrantes do grupo, que acontecem no dia 20 de setembro, sexta, às 11h; a Oficina de Dança Afro, coordenada por Luciana Baraúna, cantora, professora, bailarina e coreógrafa, e às 16h, a Oficina de Percussão, com Iuri Passos, diretor musical do grupo, além de arranjador, produtor e mestre em Etnomusicologia pela UFBA.
Cantados em sua maioria em iorubá, a música sacra afro-brasileira é representada pelos orikis (forma poética nagô-iorubá), invocações cantadas em iorubá, com toques ancestrais dos atabaques considerados sagrados, em conjunto com arranjos e elementos da música brasileira.
O diretor musical Iuri Passos afirma, a respeito da musicalidade do grupo: “nós experimentamos também, indo além das harmonias do terreiro, buscando espaço da nossa música negra e popular”. A convidada especial para o show, a cantora Irma Ferreira, já considerada uma integrante do grupo, diz: “nosso encontro vai além do técnico, do preciosismo, nós temos um respeito e uma irmandade que vem para a música também”, afirma.
Além das músicas de seus discos, eles vão tocar, pela primeira vez, algumas canções da música popular brasileira. Entre elas Emoriô (Gilberto Gil/João Donato) e Milagres de um povo (Caetano Veloso).
União de vozes e ancestralidade
O grupo, com mais de 20 anos de existência, é composto por 12 integrantes e faz uma fusão dos instrumentos percussivos com baixo, guitarra e piano, além dos seus cantores. O nome do grupo, “Ofá”, quer dizer a, “união de vozes que não ecoam somente ritmos e acordes, mas também histórias, ancestralidades e amor, nossa palavra-chave”, afirma um de seus fundadores, Yomar Asogbá.
São dois discos lançados: Odum Orim: Festa da Música de Candomblé (2000) e o Obatalá – Homenagem a Mãe Carmem (2019), este último produzido por Flora Gil e que conta com participações especiais de Alcione, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gal Costa, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Jorge Ben Jor, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Marisa Monte, Mateus Aleluia, Nelson Rufino e Zeca Pagodinho. Em 2020, recebeu a indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. O álbum, com 17 músicas, busca preservar os cânticos sagrados de matriz africana, com cada convidado fazendo referência a um Orixá.
O Grupo Ofá é formado por Iuri Passos (diretor musical e percussão), Yomar Asogbá (voz e percussão), Luciana Baraúna (voz), Brenda Silva (percussão), Luan Badaró (percussão), Leilson Santos (percussão), Júnior Ivo (percussão), Joaquim Izaias (contrabaixo), Fernando Jesus (teclado), Tarcísio Santos (guitarra e violão), Angela Velloso (backing vocal), Lito Martins (backing vocal). O show conta com direção geral de Glauber Amaral e produção da Barravento Artes.
SERVIÇO
OBATALÁ: UMA CONEXÃO SALVADOR-ÁFRICA-BRASIL
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – CCBB SP
Oficina de Dança Afro com Luciana Baraúna
Dia 20/09, sexta-feira, às 11h
Oficina de Ritmos Afro com Iuri Passos
Dia 20/09, sexta-feira, às 16h
Inscrições para as oficinas pelo e-mail obatala.ccbb@gmail.com | enviar: nome completo, RG, celular com ddd, data de nascimento e indicação de necessidades especiais, se houver.
Show do Grupo Ofá
Dia 21/09, sábado, às 16h
Ingressos: Gratuitos – Disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Endereço: CCBB SP Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Funcionamento CCBB SP: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Informações CCBB SP: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/obatala-uma-conexao-salvador-africa-brasil/