Conversa Brasileira mescla música de concerto a composições populares no álbum ‘Prosas’. Formado por Vaisy Alencar e Marcos de Sá, disco de estreia do duo conta com participação especial de Brazú Quintê e recebe lançamento digital no dia 18 de setembro, quarta-feira
Conversa Brasileira, duo formado pela clarinetista, claronista e arranjadora Vaisy Alencar e pelo sanfoneiro, pianista e compositor Marcos de Sá, nasceu com o propósito de apresentar, lado a lado, um repertório inteiramente brasileiro que passa tanto pela chamada música de concerto quanto pela música popular. Em seu disco de estreia, Prosas, a dupla coloca peças do acervo da música de câmara brasileira – Osvaldo Lacerda e Villani Côrtes – e peças de compositores populares, arranjadas para a instrumentação do duo – Léa Freire, Carol Panesi, Fábio Leal, Luísa Mitre e Sivuca. Antecipando a estreia do álbum, o duo faz um espetáculo musical ao vivo no Centro Cultural São Paulo, no dia 17 de setembro, uma terça-feira, às 19h, na Sala Adoniran Barbosa, com entrada gratuita e participação especial de Brazú Quintê. Reserve ingressos. Prosas chega às plataformas digitais no dia seguinte, 18 de setembro, uma quarta-feira. Ouça em sua plataforma de preferência.
A junção entre o acervo da música de concerto e peças de compositores populares propõe uma escuta que aproxima espacialmente essas duas formas de fazer musical, transpondo fronteiras para o diálogo entre esses universos, revelando seus pontos de aproximação e contraste. Gravado no estúdio Arsis, Prosas conta com a direção de Fábio Leal. As peças escritas por Carol Panesi, Luísa Mitre e Fábio Leal, além de 3 autorais, são estreias feitas especialmente para o duo. No repertório, gêneros tradicionais, como baião e choro, além de música atonal contemporânea, música influenciada por Hermeto Pascoal e música de câmara brasileira do século XX.
Turbulenta, de Léa Freire, é apresentada em arranjo original para clarone e acordeon, instrumentação também presente na música de Carol Panesi, Cadenciando a Dois, e na autoral Manhã de Café. Piano e clarinete (arranjo clássico no repertório de câmara) compõem a formação de 4 músicas do álbum: Valsa Choro (Osvaldo Lacerda), Toada (Villani Côrtes) e das autorais Vila e Passa Ponte. Clarinete e Sanfona são ouvidos juntos em Sorriso de Criança (Luísa Mitre) e Sálvia IV (Fábio Leal). O duo recebe ainda o renomado quinteto Brazú Quintê no arranjo original de Fábio Leal no clássico de Sivuca e Glória Gadelha Cabaceira Mon Amour. Violoncelo, violão, violino, piano, flauta transversal, clarinete e acordeon compõem o timbre dessa interpretação.
Parceiros de música e de vida, os integrantes vivenciaram a chamada música erudita em conservatórios, concursos para solistas, orquestras e universidades, ambientes em que se nota um relevo da música europeia, o que instigou a exploração das composições de câmara brasileiras pelo duo. A experiência popular vem das rodas de choro, bailes de forró e, também, da Escola de Música do Estado de São Paulo. Com essa bagagem, eles estudam com a mesma profundidade os dois repertórios e os levam para os mesmos espaços, sem distinção de plateias. Desde 2019 em atividade, Conversa Brasileira já passou por palcos como Centro Cultural Vila Itororó, Teatro Flávio Império, Clube do Choro de São Paulo, Centro Cultural da Penha e Lua Jã.
Prosas foi contemplado com o prêmio do 7º Edital de Apoio à Música da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e é uma realização da produtora Roda Gigante.
Serviço
Duo Conversa Brasileira – lançamento Prosas
Participação especial Brazú Quintê
Data: 17/09/2024
Horário: 19h
Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
Entrada gratuita, mas os ingressos podem ser reservados presencialmente ou online no site abaixo:
https://rvsservicosccsp.byinti.com/#/ticket/futureEvent/duo-conversa-brasileira
Classificação livre
Ficha Técnica
Clarinete e Clarone: Vaisy Alencar
Acordeon e piano: Marcos de Sá
Diretor musical: Fábio Leal
Fotografia e Arte Gráfica: Gabriel Marcondes Egestos
Mixagem e Masterização: Adonias Souza Jr.
Participação Especial na música Cabaceira Mon Amour – Brazú Quintê
Mariana Rodrigues – Piano
Letícia Andrade – Violino
Ariane Rodrigues – Flauta
Fábio Leal – Violão
Thiago Faria – Violoncelo
Foto em destaque- Crédito: Gabriel Marcondes