Cris Rosa lança livro de poemas: metamorfoseAr…se

Cris Rosa lança livro de poemas: metamorfoseAr…se. Escritora independente e atua no Coletivo Escreviventes, além de outros. É colunista na Expedição CoMMúsica e escreve poemas, contos e crônicas.

metamorfoseAr…se, livro de Cris Rosa, será lançado dia 9 de dezembro no Passeio Público, centro de Fortaleza (BR)

Primeira publicação da escritora é um livro artesanal de 15 poemas sobre a transformação interior como chave para superação.

“Profundos, contundentes e originais, esses são os adjetivos que me vêm à mente ao me deparar com uma obra impregnada de uma singularidade visceral. Cris Rosa criou um trabalho autêntico visto o teor poético, a apresentação fragmentada e a estética visual, recorrendo a recursos da poesia concreta. 

Os poemas exploram a situação da mulher, sobretudo quanto à saúde mental e à sua posição dentro da sociedade patriarcal, sempre exposta a julgamentos.” O trecho, da escritora, editora e leitora crítica Michele Fernandes, expressa a essência da obra metamorfoseAr…se, da escritora Cris Rosa.

É este convite para renovação dos significados das fases desafiadoras da vida, que a autora quer compartilhar no sábado, 9 de dezembro, a partir de 10h, no Passeio Público (Praça dos Mártires, S/N, Centro de Fortaleza).

No prefácio, da autora cearense Lucirene Façanha, a jornada de autotransformação é evidenciada: “Ler Cris Rosa é saltar num escuro abismo repleto de perguntas e eixos, e se questionar se vai, continua, ou busca ajuda. Insondáveis questionamentos. Ler o verso, bordado, nos transporta para o mais que humanos em nós. (…) tece as palavras na esperança de desabrochar para o mundo. Com elas, não vai criar novas fórmulas, ou revolucionar as existentes, mas vai criar dentro dela a voz que precisa ser ouvida, ampliada.”

O livro de poesia metamorfoseAr…se (60 páginas), é uma publicação independente e de produção artesanal, costurado manualmente e com capa bordada pela autora, que também fez as ilustrações e diagramação dos poemas.

Cris Rosa publicou nas coletâneas Antologia de Contos I Concurso Literário Natércia Campos (Prêmius Editora, 2006); Desobediências miúdas, Antologia da Primavera Editorial, em parceria com o Coletivo Escreviventes (Primavera Editorial, 2023); Fortaleza Escrita na Praça (INESP, 2023); Letras e Tramas (Editora Arpillera, 2023) e nas revistas Contos de Samsara e La Loba Magazine – homenagem à Lygia Fagundes Teles. Integra os coletivos Escreviventes e Mulherio das Letras Ceará.

Cris Rosa é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará e se dedica à escrita e ao artesanato.

Serviço

O quê – Lançamento do livro de poesia metamorfoseAr…se

Quando – Dia 9/dezembro/2023, a partir de 10 horas

Onde – Passeio Público (Praça dos Mártires, Centro – Fortaleza)

Localização: Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia

Preço do livro – R$ 35,00

Redes sociais – @crisrosa33 (Instagram)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *