Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus reúne porta-vozes de povos originários e pesquisadores

Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus reúne porta-vozes de povos originários e pesquisadores em Tupã (SP) nos dias 22 e 23 de outubro em evento em formato híbrido

Mesas da 10ª edição do evento discutem “Saberes Indígenas e Museus na Defesa do Meio Ambiente”

Nos dias 22 e 23 de outubro, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), sediará a 10ª edição do Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus (EPQIM), com o tema “Saberes Indígenas e Museus na Defesa do Meio Ambiente”.

O evento traz mesas de debate sobre a preservação e difusão do patrimônio cultural indígena e a relação com as instituições museológicas dedicadas ao tema.

Nesta edição, as discussões giram em torno da atuação dos museus como espaços de valorização das culturas indígenas e de promoção da sustentabilidade, destacando como esses saberes podem contribuir para a conservação da biodiversidade e o enfrentamento das mudanças climáticas. Os convidados vão desde lideranças indígenas até profissionais de áreas como arqueologia, etnologia, antropologia e museologia, além de outros interessados.

O encontro terá transmissão ao vivo pelo YouTube, permitindo que o público de todo o Brasil acompanhe as discussões e se envolva nas reflexões sobre o papel dos museus e das comunidades indígenas na defesa do meio ambiente.

O Museu das Culturas Indígenas, na capital do Estado, será um polo de transmissão do evento para quem quiser se reunir com outros interessados nos temas debatidos.

Programação

Dia 22 de outubro (terça-feira)

O evento começa às 8h30 com o credenciamento, boas vindas e abertura oficial. Às 9h30, acontece uma mesa de apresentação do Conselho Jovem Indígena do Museu Índia Vanuíre, com mediação de Angelica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari.

Às 10h, o professor da Unesp Nelson Russo de Moraes, da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais (RedeCT), faz a mediação de uma mesa sobre práticas sustentáveis no artesanato indígena.

A partir das 13h30, a professora Renata Albuquerque, do campus de Tupã da Unesp, faz a mediação de uma mesa sobre os conhecimentos tradicionais na preservação ambiental. Às 15h, a professora Marília Xavier Cury, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, faz a mediação da mesa “Caminhos para a preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental nos Territórios Indígenas”.

Das 16h30 às 18h, o cacique Ubiratã Gomes medeia a mesa “Brigada de Incêndio Indígena: Proteção Ambiental e Resistência Cultural”.

Dia 23 de outubro (quarta-feira)

No segundo dia do evento, o mediador David Terena, da aldeia Ekeruá, lidera as discussões sobre Educação Indígena e Sustentabilidade, a partir das 9h.

Das 10h30 às 12h, o mediador Richard Terena, da aldeia Tereguá, apresenta uma programação pedagógica e cultural preparada pelas escolas indígenas da região do Oeste Paulista.

À tarde, a partir das 13h30, uma mesa mediada pelo museólogo Davidson Kaseker, do Museu das Culturas Indígenas, discute o direito ao território e preservação ambiental.

Às 15h, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU serão discutidos a partir das tradições dos povos originários. A mesa será mediada pela professora da Unesp Angélica Góis Morales, que atua na Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista.

Das 17h às 18h acontece o encerramento oficial do evento com uma batalha de rimas entre os convidados. Durante os dois dias do encontro, uma feira de artesanato indígena acontece na área externa do museu.

Serviço

X Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus: Saberes Indígenas e Museus na Defesa do Meio Ambiente

Datas: 22 e 23 de outubro

Horário: das 9h às 18h (com intervalo no almoço)

Local: Museu Índia Vanuíre (rua Coroados, 521, Tupã/SP)

Polo de transmissão: Museu das Culturas Indígenas (rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP) 

Link da transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/@mhindiavanuire

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição do Governo do Estado administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura.

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras.

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/

Crédito da imagem: em: Apresentação cultural durante edição do ano passado do EPQIM. Bruno Marqueti/Museu Índia Vanuíre

Informações

(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br

ACAM Portinari – Organização Social de Cultura

Assessoria de Imprensa

Fabiano Cruz

(16) 98257-0231

imprensa@acamportinari.org

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8062 / (11) 3339-8585

imprensaculturasp@sp.gov.br