Na segunda-feira (18/11), visitantes da mostra, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, vão conhecer um pouco mais sobre a arqueologia peruana; também participam de encontro de Marco Manayalle, arqueólogo e representante do Ministério da Cultura do Peru, e com Camila Perez Palácio, diretora do Museo Oro del Perú.
São Paulo, 16 novembro de 2024 – A exposição Tesouros Ancestrais do Peru encerra temporada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) São Paulo, nesta segunda-feira (18/11), e a partir das 17 horas oferecerá uma palestra com a curadora Patricia Arana. Os ingressos gratuitos serão disponibilizados uma hora antes do evento.
A palestra também contará com a participação de Marco Manayalle, arqueólogo e representante do Ministério da Cultura do Peru, e com Camila Perez Palácio, diretora do Museo Oro del Perú. Contemplará uma visão abrangente da arqueologia peruana, destacando a contribuição de pesquisadores estrangeiros e investigações em andamento, assim como os processos metalúrgicos andinos.
A exposição
Tesouros Ancestrais do Peru reúne 162 peças datadas entre 900 a.C e 1600 d.C, a grande maioria em cerâmica, cobre, ouro, prata, além de têxteis. O conjunto raro de objetos, descobertos em diversas expedições arqueológicas, é reconhecido como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru, pertence à Fundação Mujica Gallo, e faz parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.
Dividida em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização, a mostra permite uma imersão na cultura e modo de vida dos antigos povos dos Andes. Taças usadas em rituais, peças do vestuário, vasos em cerâmica são exemplos do que o visitante encontra na exposição.
A mostra que fica em cartaz até 18/11 é patrocinada pelo Banco do Brasil e BB Asset Management, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização é da Arte A Produções. Patrícia divide a curadoria da mostra com Rodolfo Athayde.
Atividades CCBB Educativo Arte e Cultura
O programa CCBB Educativo Arte e Cultura realizará ainda uma série de atividades para toda a família, especialmente criadas para dialogar com o conceito da mostra. Destaque para a criação do estúdio sensorial QORI WASI – Casa de Ouro, uma réplica de um templo andino, trazendo em seu interior peças da cultura andina que poderão ser manuseadas pelo público, ampliando a sua experiência. Ao longo do período da exposição, a programação do CCBB Educativo Arte e Cultura traz também atividades como oficinas de construção de adereços e máscaras, contações de histórias, leituras de livros e uma atividade cênico-musical.
Serviço
Palestra
Data: 18 de novembro (segunda-feira)
Horário:17h
Ingressos: uma hora antes do evento na bilheteria
Exposição
Data: 04 de setembro a 18 de novembro de 2024
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
bb.com.br/cultura
instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp |tiktok.com/@ccbbcultura
E-mail: ccbbsp@bb.com.br
Assessoria de imprensa da exposição:
Agência Galo