FAM 2024 exibirá 36 filmes com o selo Marias de Cinema. Produções destacam temas femininos com complexidade e relevância. Festival conta com maioria de mulheres na direção
Como tem ocorrido nos anos anteriores, os filmes que participam da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, estão com um número expressivo de mulheres diretoras e de produções que abordam questões femininas. Por isso, mais da metade dos filmes selecionados para o FAM 2024 receberam o selo Marias de Cinema. São 36 obras que tiveram essa indicação do Festival, a partir de uma curadoria realizada pela diretora de programação do FAM, Marilha Naccari.
“O selo Marias de Cinema é livre para autoaplicação, criei este selo pois quando apliquei o Teste de Bechdel, um filme com uma base muito importante em relação ao assédio cotidiano e brutal as mulheres ficou sem selo pois elas não se identificavam pelo nome e não conversavam diretamente entre si. E senti um vazio, uma incompletude em identificar mulheres como um ser complexo, um ser humano. Primeiro, o ser feminino é tratado com a complexidade de um ser humano? Segundo, a personagem é mais que acessório a obra ou a um personagem masculino? Terceiro, tem presença relevante na obra? Para além das três perguntas é sobre existir uma construção e compreensão sobre o feminino e a mulher na sociedade”, explica.
O selo é aplicado em produções que retratam personagens mulheres com complexidade, dimensionalidade e presença relevante, mesmo não sendo a personagem principal da história contada. Além disso, 34 mulheres estão como diretoras de filmes, entre longas e curta-metragens, do total de 66 obras que compõem as oito mostras competitivas, mais os filmes convidados do Festival.
Entre os nove filmes da Mostra Infantojuvenil, por exemplo, sete têm o selo Marias de Cinema, e seis mulheres como diretoras. Já entre os 14 filmes Convidados (abertura e Conversas FAM de Cinema), 10 obras receberam o selo e possuem 10 mulheres como diretoras. E na Mostra Curtas Catarinenses, as três produções que receberam a indicação do selo, também têm mulheres como diretoras das obras.
Outro destaque é o Projeto Rally Panvision, que terá duas mulheres como diretoras entre os cinco selecionados. Dos 30 participantes do Rally, 20 são mulheres, sendo três mulheres trans. O grupo irá produzir cinco filmes durante o FAM 2024, e cada obra terá seis pessoas. O Festival conta ainda com a presença de várias mulheres palestrantes e atuantes na política e economia do audiovisual.
O FAM 2024 acontece até o dia 11 de setembro, tendo as exibições dos filmes no Cine Show Beiramar Shopping e as atividades do ECM+LAB 2024 e o Fórum no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. Confira a programação completa e os filmes selecionados no site www.famdetodos.com.br.
Filmes com o Selo Marias de Cinema:
Mostra Curtas (3)
São três gêneros distintos – documentário, ficção e experimental que abordam temas como espiritualidade, relações familiares, preconceitos e cultura popular. Duas produções são brasileiras e uma argentina: “La Hija de la Azafata”; “Hoje Eu Só Volto Amanhã”; “Quarta-feira”.
Mostra Curtas Catarinenses (3)
Obras de ficção e documentário, os três filmes catarinenses dirigidos por mulheres, abordam temas como êxodo rural, violência, reações homofóbicas e envelhecimento feminino: “CadaFalso”; “O Que Fica”; “A Última Primavera”.
Mostra Infantojuvenil (7)
Seis filmes de animação e ficção brasileiros, um estrangeiro, com temáticas diversificadas que tratam de temas como bullying, meio ambiente e diferença de gerações: “Casa na Árvore”, “Felícia e os Super-resíduos do Bem”; “Festa para Duas”; “Malu e a Máquina”; “Maréu”; “Raffi”; “O Último é Mulher do Padre”.
Mostra Longas (4)
São duas ficções e dois documentários indicados para o selo, do total de seis desta mostra competitiva: “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”; “Black Rio! Black Power!”; “La Estrella Que Perdí”; “Por tu Bien”.
Mostra On-Line (3)
Novidade no FAM 2024, os filmes desta mostra serão exibidos somente no Canal Youtube do FAM 2024. Três ficções receberam indicação do selo Maria de Cinema: “Feira da Ladra”; “Javyju – Bom Dia”; “Pano pra Caetano”.
Mostra Videoclipe (3)
Os filmes indicados são de três gêneros diferentes, experimental, documentário e animação: “Indivíduo: vida-morte-vida” – Binarious feat Tom Suassuna; “O Invisível” – André Abujamra; “Laguna Plena” – Rimon Guimarães feat Tuyo.
Mostra WIP (3)
As três ficções que receberam o selo Maria de Cinema desta mostra contam com temas de espiritualidade, existencial e familiar: “El Claro”, “Muña Muña”, “Verde Oliva”.
Mostra Convidados (10)
Com o maior número de filmes com a indicação do selo, dez ao todo, a seleção conta com ficção, documentários e animação que vão da música, comédia, ao drama e terror: Ritinha”, “Algo Sobre Ilda”, “Bar da Noite”, “Bleeds”, “Enfim Devorei a Noite”, “Isto Não É Um Filme”, “Noz Pecã”, “Qual Queijo Você Quer”, “Quem Disse Que Eu To Indo Pra Casa?”, “O Som da Ilha – Época de ouro”, Episódio 1 – Neide Mariarrosa”, “A Voz de Mormaço”.
Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.
O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema, Itaú Unibanco e Sebrae. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Foto em destaque:
“Quarta-feira”, de Maria Odara, é inspirado na coletânea de poesias “Vinho, Oya, mangue e minhas mortes”