Gratuito: Conheça bibliotecas físicas e virtuais da USP, Unicamp e Unesp. Além da importância acadêmica, as universidades vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, contam com um grande acervo literário
Na terça-feira (23) foi comemorado o Dia Mundial do Livro, data importante para aprimorar o conhecimento, a leitura, a história, o enriquecimento cultural e intelectual das pessoas. E para alavancar ainda mais essa cultura, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das universidades públicas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) disponibiliza acesso gratuito à livros de diversos gêneros.
O secretário de SCTI, Vahan Agopyan, fala sobre como esse serviço público encontrado nas universidades, faz a diferença na sociedade, que pode obter mais conhecimento e acesso à livros tanto fisicamente como em formato virtual.
“Fico muito feliz em saber que nós do Governo do Estado de São Paulo propagamos conhecimento para a população por meio do rico acervo que é encontrado na USP, na Unicamp e na Unesp. É fundamental esse serviço que disponibiliza livros de forma gratuita para estudantes e demais interessados. E que vai além das bibliotecas físicas, também temos as bibliotecas virtuais, que a pessoa pode acessar de onde estiver”, comenta o professor.
- USP
Com um acervo gratuito, a USP abrange diversas áreas de conhecimentos em seus livros, proporcionando obras completas que exploram temas como saúde, engenharia, turismo e educação. São 67 bibliotecas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisa dos diversos campus, que somadas ao Departamento Técnico da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, órgão da reitoria, que compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.
As bibliotecas físicas da universidade são abertas ao público para consultas e pesquisas, mas não têm empréstimo de livros. Mas a USP também conta com a Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), que disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. A biblioteca conta com mais de 60 mil itens que falam não apenas da história do país, mas também sobre o Brasil.
Ao todo, a USP conta com 2.434.137 livros em suas unidades físicas e 544.139 virtualmente. Para administrar as bibliotecas, a USP conta com a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, órgão da universidade responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição.
- Unicamp
O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) é composto por 30 bibliotecas, sendo uma central, uma de obras raras e coleções especiais e 28 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos. As bibliotecas possuem um vasto acervo que abrangem diversas áreas do conhecimento que juntas enriquecem o ambiente acadêmico e cultural da universidade.
No que refere-se ao acervo bibliográfico impresso de livros, teses e dissertações, a Unicamp disponibiliza uma impressionante coleção que totaliza 1.096.758 materiais; em relação a títulos de periódicos impressos 19.504 títulos com centenas de milhares de fascículos; além disso, temos uma rica coleção de materiais especiais, somando 312.154 materiais.
As bibliotecas da Unicamp são acessíveis a qualquer pessoa da comunidade interna e externa para consulta do acervo. No entanto, o empréstimo de materiais está sujeito a algumas restrições: para a comunidade externa à universidade, esse serviço está disponível apenas por meio da Biblioteca Comunitária da Unicamp (BIBCOM), cujo acervo é voltado à literatura, conhecimentos gerais, entretenimento, entre outros temas. Para efetuar o cadastro para empréstimo de livros, é necessário ser morador de Campinas e Região. Nas demais bibliotecas do sistema, o empréstimo é restrito à comunidade acadêmica, composta por alunos, professores e funcionários da universidade.
O horário de funcionamento das bibliotecas pode ser consultado no seguinte link: aqui.
Além das bibliotecas físicas, a Unicamp oferece uma variedade de recursos online para enriquecer ainda mais o acesso ao conhecimento. Entre esses recursos, destaca-se a presença da Biblioteca Digital da Unicamp, que engloba diversas coleções digitais, facilitando o acesso a conteúdos acadêmicos e científicos. Adicionalmente, a universidade disponibiliza o Portal do Livro Aberto da Unicamp, um espaço dedicado à divulgação e acesso a obras digitais de livre acesso, contribuindo para a disseminação do conhecimento de forma gratuita e democrática. Para suprir a demanda por informações acadêmicas, a Unicamp mantém o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) e o Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, que oferecem acesso a artigos científicos, teses, dissertações e outros materiais produzidos pela comunidade acadêmica da universidade.
Até 2024, contabiliza-se um total de 40.854 títulos de periódicos eletrônicos no acervo da SBU, tanto físico como virtual, dos quais 2.854 são assinaturas exclusivas da Unicamp e 38.000 são acessados através do Portal de Periódicos da CAPES. Além disso, inclui 704.896 e-books, dos quais mais de 332.502 estão disponíveis permanentemente e o restante é acessível através de assinatura anual. O acervo também abrange 466 bases de dados referenciais ou de texto completo, com 70 delas sendo assinadas diretamente pela Unicamp e 396 disponibilizadas via CAPES.
- Unesp
A Unesp contém 34 bibliotecas em seus campus e ainda um acervo digital, na Biblioteca Digital da Unesp, que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento. As bibliotecas da universidade também são de acesso ao público.
Sobre a SCTI
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) tem o objetivo de aumentar a sinergia com todos os atores que integram o ecossistema de inovação, fomentando o conhecimento científico no Estado de São Paulo. Conta com os seguintes órgãos vinculados: Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Centro Paula Souza (CPS), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).