Arquitetura de Memórias – Primeiro de Março 66, Centro Cultural Banco do Brasil realiza palestra sobre a arquitetura histórica do Rio de Janeiro como parte da programação da exposição
Tema: Primeiro de Março 66: o prédio e suas arquiteturas
Data e horário: Sábado, 30 de novembro de 2024, às 16h
Local: Auditório do 4º andar, Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Em comemoração aos 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), a exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias” oferece ao público um evento especial sobre a história e a influência do ecletismo na arquitetura carioca. A palestra é realizada pelo arquiteto e professor José Pessoa, especialista em conservação e restauração de monumentos e consultor da exposição, no dia 30 de novembro, sábado, às 16h, no auditório do 4º andar do CCBB RJ. A mediação é conduzida pelo antropólogo Milton Guran, curador da exposição, ambientada no 4º andar do CCBB RJ.
O encontro faz parte da programação da exposição, que oferece uma experiência imersiva pela história e pela importância arquitetônica do edifício onde hoje se encontra o CCBB RJ, no coração do centro histórico do Rio de Janeiro. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.
Programação da Palestra
· Tema: Primeiro de Março 66: o prédio e suas arquiteturas
· Data e horário: Sábado, 30 de novembro, às 16h
· Local: Auditório do 4º andar, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
Sinopse
O evento explora o papel histórico de importantes edificações cariocas, como o próprio CCBB RJ, antiga sede do Banco do Brasil, e o prédio da Praça do Comércio, representativos das transformações na arquitetura da cidade nos séculos XIX e XX. A palestra destaca o valor do neoclássico e do ecletismo na compreensão da evolução urbana e cultural do Rio de Janeiro.
Sobre os Palestrantes
Milton Guran é antropólogo, fotógrafo e curador, com doutorado pela EHESS, na França. Atuante nas áreas de identidade cultural e patrimônio, fundou o FotoRio e é pesquisador do LABHOI/UFF. Entre suas publicações, destacam-se Encontro na Bahia (1979) e Agudàs – os Brasileiros do Benin (2000).
José Pessoa é arquiteto, com especialização em conservação de monumentos, doutorado pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia e pós-doutorado pela Universidade de Coimbra. Professor titular da Universidade Federal Fluminense, é vice-presidente da Fundação Oscar Niemeyer e cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ.
Serviço
Exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias”
Classificação indicativa: Livre – Entrada gratuita.
Ingressos disponibilizados 1h antes do evento em bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB RJ.
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar
Centro – Rio de Janeiro / RJ
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura