Arte Subdesenvolvida no CCBB SP – Intervenção artística marca últimos dias da exposição. Ecos da Arte Subdesenvolvida dialoga com a temática central da mostra: como artistas interpretaram ou combateram o conceito de “país subdesenvolvido”, atribuído ao Brasil entre 1930 e 1980;
Atração gratuita pode ser conferida de sexta-feira a domingo; mostra encerra temporada em São Paulo na segunda-feira (05/08)
São Paulo, agosto de 2024 – A exposição Arte Subdesenvolvida se despede do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) na segunda-feira (05/08). Para marcar o encerramento, uma intervenção cênica-musical será apresentado entre sexta (02/07) e domingo (04/07). A performance dialoga com as pinturas, livros, discos, cartazes de cinema e teatro, áudios e vídeos exibidos na mostra e a entrada é gratuita. (Confira os horários abaixo).
A intervenção artística parte de canções, manifestos políticos e artísticos, peças teatrais e outros textos do período abordado pela mostra (1930 a 1980). A proposta é reproduzir pequenos fragmentos de obras emblemáticas citadas na exposição.
Na performance, os artistas Carlos Escher, Nina Hotimsky, Paulo Tó, Rafaela Carneiro e Sara Neiva também reinterpretam algumas das questões presentes em Arte Subdesenvolvida, como a fome, o trabalho e a luta no Brasil daquele período.
Na ocasião o visitante pode conhecer a exposição dividida em cinco módulos: “Tem gente com fome”, “Trabalho e Luta” e “Mundo e Movimento”, “Estética da Fome” e o “O Brasil é meu abismo”. Em cada um deles há obras representativas de grandes nomes da arte, entre eles Cândido Portinari, Glauber Rocha, Hélio Oiticica, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino e Lygia Clark.
Trabalhos de artistas contemporâneos também estão presentes na mostra. Randolpho Lamounier apresenta a instalação Sonhos de Refrigerador, montada no vão central do CCBB SP. A obra reúne um grande volume de objetos que materializam sonhos de consumo de pessoas de diferentes idades e lugares.
A exposição Arte Subdesenvolvida tem patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset Management, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é produzida pela Tuîa Arte Produção.
SERVIÇO
Intervenção artística Ecos da Arte Subdesenvolvida
Datas: sexta-feira (02/08), às 15h e às 17h; sábado (03/08), às 16h30 e às 18h; domingo (04/08), às 16h30 e às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita. Ingressos na bilheteria do CCBB a partir de 1h antes do início do evento (sujeito a lotação).
Exposição Arte Subdesenvolvida
Data: Até 05/08 de 2024
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras.
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Foto em destaque: Carlos Escher, Nina Hotimsky, Paulo Tó, Rafaela Carneiro e Sara Neiva. Divulgação.