Barbatuques apresenta em SP o show da turnê que celebra 25 anos. Petrobras patrocina a turnê que circula por 15 cidades brasileiras, com shows e oficinas gratuitas de música corporal
Na capital paulista, o grupo faz duas apresentações no Theatro São Pedro
São Paulo, 13 de abril de 2024 – O Barbatuques completou 25 anos como grupo artístico, reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e música corporal. Este marco está sendo celebrado em turnê por 15 cidades no Brasil, com patrocínio da Petrobrás. “Barbatuques 25 anos” é o novo show, com estética visual e repertório renovados. Em São Paulo, o grupo faz duas apresentações, nos dias 20 e 21 de abril, no centenário Theatro São Pedro.
Além dos shows, o grupo vem ministrando oficinas gratuitas de música corporal, na capital paulista elas serão direcionadas para os alunos e alunas da EMESP Tom Jobim, projeto Guri e outros estudantes de música.
A turnê 2024 “Barbatuques 25 anos” é a maior circulação realizada pelo Barbatuques em território nacional, também uma homenagem a Fernando Barba, criador do grupo e falecido em fevereiro de 2021. O grupo já foi pro Recife, Fortaleza e Campinas; ao longo do ano segue ainda para Curitiba, Manaus, Belém, Brasília, Rio de Janeiro, Goiânia, Palmas, Campo Grande, São José dos Campos, Santos e Caraguatatuba.
O repertório do show explora a gênese musical do grupo, trazendo um apanhado simbólico da discografia do Barbatuques, como “Barbapapa’s Groove”, primeira peça para percussão corporal composta pelo Barba, hits como Baianá e Baião Destemperado, novos singles que ainda não faziam parte dos shows, como “Eu vou Cantar” e “Natureza” (parceria com Russo Passapusso), além dos momentos de improviso e a clássica interação musical com a plateia.
“Barbatuques 25 anos” percorre a longa trajetória sonora do grupo, dos ritmos e cantos afro-brasileiros no primeiro disco “O Corpo do Som”, passando pelos experimentalismos vanguardistas de “O Seguinte é Esse”, pelas harmonias e polirritmias ricamente elaboradas de “AYÚ”, chegando ao momento atual com o lançamento frequente de singles, onde a canção também ganha força. Uma síntese da sonoridade do Barbatuques desde a sua criação.
É uma experiência singular ver e ouvir o Barbatuques ao vivo, uma potente orquestra orgânica de música corporal, ressoando a musicalidade de variados cantos do mundo.
A turnê 25 anos do Barbatuques é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras, por meio da Secretaria de Cultura, realização do Núcleo Barbatuques, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
Barbatuques 25 anos! São Paulo
Data: 20 e 21 de abril de 2024
Horário: 20h (sábado) e 19h (domingo)
Local: Theatro São Pedro
Endereço: R. Barra Funda, 171 – Barra Funda, São Paulo
Telefone: (11) 3661-6600
Duração: 90 minutos
Classificação: livre
Capacidade: 636
Acessibilidade: acessível para cadeirantes
Ingressos: R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia entrada prevista por lei)
Vendas on-line pela Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/92737
Agenda Tour 2024 – 25 anos:
3 e 4/02 – Teatro do Parque – Recife
2 e 3/03 – Teatro José de Alencar – Fortaleza
5/04 – Teatro Oficina do Estudante Iguatemi – Campinas
20 e 21/04 – Theatro São Pedro – São Paulo
4 e 5/05 – Teatro Guairinha – Curitiba
11/05 – Santos – Teatro Braz Cubas
18/05 – São José dos Campos – Teatro Municipal
25 e 26/05 – Manaus – Teatro Amazonas
8/06 – Caraguatatuba – Teatro Mário Covas
6 e 7/07 – Brasília – Teatro Plínio Marcos
13 e 14/07 – Goiânia – Teatro Goiânia
3 e 4/08 – Campo Grande – Teatro Dom Bosco
24 e 25/08 – Belém – Teatro Sesi
14 e 15/09 – Palmas – Teatro Sesc Palmas
Rio de Janeiro (data a confirmar)
Repertório previsto
26 (André Hosoi)
Barbapapa’s Groove (Fernando Barba)
Baião Destemperado (Fernando Barba)
Do Mangue a Manga (Fernando Barba)
Skamenco (Bruno Buarque e Fernando Barba)
Eu Vou Cantar (releitura de Maria do Carmo Barbosa)
Peixinhos do Mar (domínio público)
Cheiro Verde
Kererê (André Hosoi)
Sete (Fernando Barba e Giba Alves)
Natureza (André Hosoi e Russo Passapusso)
Baianá (versão Barbatuques para Boa Tarde Povo, Maria do Carmo Barbosa e Melo)
Gogó da Ema (Maria do Carmo Barbosa)
Carcará (João do Vale)
Conheça mais sobre o Barbatuques
Grupo paulista de música corporal e vocal. Em sua extensa trajetória, foi muito além dos palcos de mais de 30 países, chegou nas trilhas sonoras do cinema e da publicidade, em jogos, nas pistas de dança em milhares de remixes criados por DJs. Clássicos já consagrados pelo público, como “Baião Destemperado” e “Baianá”, fazem sucesso em todas as plataformas de streaming no mundo, com uso massivo em vídeos de canais como Instagram e TikTok.
A sonoridade do Barbatuques tem uma sobreposição moderna de estilos e estéticas, são canções e “músicas “instrumentais” em ritmos tradicionais ou contemporâneos, como o baião, coco, samba, maracatu, rap, eletrônico, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, rock, beatbox, kecak e a música africana. Exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos do erudito, da tradição popular brasileira ao pop.
A linguagem pioneira desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal pelo mundo e é referência até hoje. O Barbatuques também mantém atividades em setores distintos como o corporativo e educacional, tornando-se uma significativa ferramenta pedagógica. Recentemente, lançou seu primeiro songbook ‘Barbatuques Volume 1’, com partituras de músicas transcritas e cifradas e um rico material sobre técnicas de música corporal, ferramenta que amplifica o acesso a essa linguagem.
Músicos: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein, Taís Balieiro.
Crédito da foto em destaque: José de Hollanda.