Cursos de fevereiro no MIS trazem opções para gamers, cinéfilos e amantes da fotografia

Cursos de fevereiro no MIS trazem opções para gamers, cinéfilos e amantes da fotografia. Destaques do mês incluem aulas sobre roteiro de game, produção de curta de terror, composição fotográfica e mais

O mês de fevereiro no MIS traz opções de cursos para amantes de games, cinema e fotografia. Os temas das aulas incluem roteiro de gamedireção de artecomposição fotográfica e até produção de curta-metragem de terror.

Ao longo do ano, o MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) oferece uma gama cursos práticos e teóricos, nas áreas de fotografia, cinema, música, videoclipes, história da arte, escrita e cultura geek, entre outras. Confira, abaixo, todas as opções de feveriero! Outros detalhes, como valores, datas, duração dos cursos e descontos, podem ser conferidos no site do museu: https://mis-sp.org.br/cursos/

Como fotografar com celular

01, 02, 05, 06 e 07 de fevereiro, das 15h às 18h

O curso é voltado para quem fotografa com smartphones no dia a dia e quer aprender técnicas básicas, iluminação e pós-produção de imagens. Nas aulas, serão abordados conceitos sobre sensores para fotografia digital, equipamentos utilizados em celulares, acessórios e lentes, programas de edição e aplicativos, além de dicas de composição, linguagem e iluminação natural. O curso permite ao aluno aprimorar sua forma de fotografar viagens, fazer retratos de eventos e de seu cotidiano de forma criativa e atual. 


Roteiro de game: criação e escrita de narrativas para jogos digitais

01, 07, 08 e 09 de fevereiro, das 19h às 22h

O curso tem como propósito apresentar os principais fundamentos da escrita de roteiros para peças audiovisuais interativas, com foco no universo dos jogos digitais. Será abordado de que modo a jogabilidade – isto é, a mecânica – de um game se alia aos elementos estruturantes de uma narrativa, fornecendo ao público conceitos e ferramentas que auxiliam no processo de “videoescritura” de projetos próprios. Serão identificadas, ainda, as práticas de storytelling em voga na indústria dos jogos digitais, bem como as potencialidades e limitações específicas de diferentes gêneros e formatos de games.


Composição fotográfica

06, 08, 20, 22, 27 e 29 de fevereiro, das 19h às 22h

O objetivo do curso é que os participantes tenham uma base para começar a clicar de maneira consciente e criativa através do olhar fotográfico. Com os ensinamentos de enquadramento e composição considerados clássicos, exemplificados na parte teórica da aula, o aluno estará apto a fotografar com parâmetros, buscando filtrar o que registra através do aparelho, possibilitando que suas imagens obtenham uma estética artística.


Processo criativo para roteiristas

15, 20, 22, 27 e 29 de fevereiro e 05 de março, das 10h às 12h

Voltado para estudantes de comunicação, escritores, dramaturgos e roteiristas, independentemente do seu nível de experiência, o foco do curso é explorar as fases essenciais do planejamento e da produção de roteiros, elementos cruciais para guiar e dar forma a qualquer obra audiovisual. Ao integrar teoria e prática, as aulas oferecem uma imersão nos métodos de criação utilizados por roteiristas e escritores. Desde estratégias conceituais até a aplicação prática, os participantes serão conduzidos por um caminho que explora não apenas a técnica, mas também a expressão artística inerente à criação de roteiros.


Direção de arte

19, 21, 26 e 28 de fevereiro e 04, 06, 11 e 13 de março, das 19h às 21h30

Você sabia que tudo o que você vê em uma cena tem direção de arte? Mas o que faz um diretor de arte? Ele traduz as diretrizes estéticas dadas no roteiro e torna concretas as propostas idealizadas pela direção na realização de um projeto audiovisual. No curso para iniciantes, é possível aprender os principais conceitos e adquirir ferramentas valiosas para ingressar em uma equipe de arte.

Produção de curta-metragem de terror independente

19, 21, 23, 26 e 28 de fevereiro e 01 de março, das 19h às 22h

O curso tem como objetivo entender o gênero terror no cinema e suas convenções e estudar como sair de uma ideia, passando pelo roteiro, pré-produção, filmagem e pós-produção de forma teórica e prática. O intuito é ser um grande laboratório de cinema coletivo independente, onde os participantes irão produzir um curta de terror. Após a oficina, os professores editam e finalizam o filme, compartilhando com os participantes, que terão a liberdade para explorá-lo em exibições na internet ou em festivais de cinema.

Ainda dá tempo…O curso “Uma breve história da monstruosidade“, que inicia em 29 de janeiro, ainda possui vagas disponíveis! Confira todos os detalhes: https://mis-sp.org.br/agenda/categoria/cursos/

A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som.

Sobre o Clube MIS

O Clube MIS é o programa de sócios do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Sendo membro, você possui acesso livre a todas as exposições do MIS e do MIS Experience, desconto nos Cursos MIS e benefícios em mais de 40 instituições parceiras, incluindo museus, teatros, cinemas, casas de show e muito mais! Conheça: clubemis.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *