DW! Semana de Design de São Paulo reunirá mais de mil criativos 

DW! Semana de Design de São Paulo reunirá mais de mil criativos. Maior festival do setor na América Latina, DW! Semana de Design de São Paulo reunirá mais de mil criativos e marcas em 130 locais da cidade e promoverá cerca de 200 ações entre 14 e 24 de março durante sua 13ª edição

Neste ano, evento se desdobrará em oito distritos, um digital e sete físicos, espalhados em diversas regiões e cada um deles exaltando a importância da água por meio dos rios e córregos que serpenteiam a capital paulista

Entre 14 e 24 de março, a capital paulista será novamente palco da DW! Semana de Design de São Paulo (dwsemanadedesign.com.br) maior festival do setor na América Latina e o terceiro maior do mundo. Nesta 13ª edição, que terá início com uma grande festa para convidados no D&D Shopping, em 13/3, o evento se desdobrará em mais de 100 diferentes locais e contempla quase 200 ações espalhadas em oito distritos: um digital e sete físicos, distribuídos em diversas regiões. Com mais de mil criativos de diferentes segmentos, a expectativa de público da DW! SP 2024, que tem ações majoritariamente gratuitas, é de cerca de 50 mil visitantes.

Concebida em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, DW! SP é um festival urbano de design que tem como propósito, através da cultura da área e de suas conexões, dialogar com o próprio movimento da cidade, com o propósito de promover uma mudança na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.

A cada nova edição o festival também elege uma temática que permeia a programação. Em 2024, a água será o grande destaque, uma vez que o evento ocorre durante a semana do Dia Mundial da Água (22/4). Inspirada no tema, a identidade visual da DW! SP 2024 foi assinada pela arquiteta, designer gráfica e educadora Maria Claudia Levy Figliolino. Reafirmando seu compromisso de suscitar debates e reflexões sobre questões prementes da cidade, o festival presta homenagem a sete rios e córregos que foram decisivos para a fundação e a expansão de São Paulo, associando seus nomes a cada um dos sete distritos físicos do evento.

“Ao longo de toda a programação, por meio de lançamentos e atividades que serão apresentadas ao público, profissionais do setor, imprensa, formadores de opinião e influenciadores, queremos reforçar o que compreendemos por design, que, além da questão estética de seu conceito, para nós significa buscar e concretizar soluções unindo diversos mundos. Por isso estamos sempre nos alinhando aos movimentos de nossa metrópole e atentos aos anseios da sociedade e do mercado”, defende Lauro Andrade, idealizador da DW! Semana de Design de São Paulo.

Fomentando a valorização de espaços públicos emblemáticos e de bairros que concentram núcleos de renovação e reinvenção da economia criativa e do design autoral, o evento também promoverá ações especialmente segmentadas no Centro de São Paulo, onde haverá ocupação inédita de edificações históricas.

Na Galeria Metrópole, a Arena de Conteúdo, patrocinada pelo Senac-SP, promoverá intervenções nos espaços múltiplos do edifício, que também acolherá outras duas ações: a ocupação Design na Metrópole, com marcas e criadores autorais, e a exposição Um Lugar, promovida pelo Prêmio Salão Design, reunindo peças de 60 designers contemporâneos entre os melhores do Brasil. No Edifício Itália, o Circolo Italiano recebe a mostra Design 2×2, promovida pelo BOOMSPDESIGN. No Largo da Misericórdia, o Edifício Tácito de Toledo Lara terá os nove andares ocupados por criadores de economia circular, moda, design e arte. No Edifício Martinelli, Marcelo Rosenbaum e Cris Rosenbaum apresentam uma exposição derivada de ações coletivas realizadas em comunidades por meio do projeto A Gente Transforma. Além disso, A Feira Rosembaum é um evento âncora que também ocorrerá no Edifício Martinelli.

A programação completa do festival será revelada em 5/3, mas Lauro Andrade antecipa, em primeira-mão, alguns dos destaques entre as marcas e os criativos que integram a DW! SP 2024

MARCAS: 

Entre outros nomes de grande expressão no setor, o festival apresentará novidades de: Unilux, Docol, Eliane Revestimentos, Senac-SP, Shopping Lar Center, D&D Shopping, Shopping Cidade Jardim, Breton, Ornare, Aristeu Pires, Roca São Paulo Gallery, Lider Interiores, Interbagno, Colormix, Bontempo, Criare, Mula Preta, Tapetah, Casa Almeida, Saccaro, Lattoog, Franccino Casa e Giardini, Estúdio Bola, By Kamy, IED – SP, Belas Artes, Formica, Museu A Casa, Refúgios Urbanos. Parceira do festival, a montadora Peugeot é o carro oficial da DW! e vai apresentar algumas das suas soluções em mobilidade.

CRIATIVOS:

Na DW! SP 2024 o grande público e profissionais da área terão um encontro marcado com o universo inventivo de cerca de mil criativos brasileiros que constituem o melhor do design nacional, como Patricia Anastassiadis, Jader Almeida, Mula Preta, Lattoog, Estúdio Bola, Fernanda Marques, Victor Vasconcelos, Maurício Arruda, Brunno Jahara, Suite Arquitetos, FGMF, Arthur Casas, Cité Arquitetura, Carol Gay, Marko Brajovic, Gabriela Nora, Juliana Pippi e Decornautas. Entre os convidados estrangeiros, destaque para os italianos Simone Micheli, que estará presente no Boom SP Design, e os Irmãos Adrian, que realizarão a direção criativa da Cinex.

DISTRITOS: 

Confira detalhes e um roteiro sugerido sobre os sete distritos da DW!SP2024, e saiba também quais rios e córregos serão reverenciados em cada um deles, reafirmando o compromisso do festival de propor reflexões sobre a cidade e suas demandas. 

Alameda Gabriel

45 locais

Rio: Córrego Verde II

A Alameda Gabriel Monteiro da Silva é o endereço mais badalado da cidade – e talvez do país – quando o assunto é o universo arqdecor. Cortando os Jardins, a alameda concentra mais de uma centena de lojas e flagships – além de cafés e restaurantes – com foco em arquitetura, design e decoração. A Gabriel é um dos distritos da DW! SP mais movimentados e pulsantes, trazendo um estilo sofisticado e conceitual. Repleta de lançamentos e vitrines cada vez mais criativas, é o endereço certo para conhecer algumas das ativações mais interessantes do festival, palestras e festas.

D&D Shopping

10 locais

Rio: Córrego Água Espraiada

O D&D Shopping é inteiramente dedicado à decoração e ao design, e um dos pioneiros ao trazer o conceito de especialização no segmento para o Brasil, em 1995. São mais de 60 lojas, além de espaço gastronômico e de serviços. Pela concentração de grandes marcas é um endereço essencial para quem quer conferir diversos lançamentos, exposições, vitrines surpreendentes e outras ações.

Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul

23 locais

Rio: Córrego do Sapateiro

Este é um dos distritos que congrega mais de um bairro com atrações em locais próximos à Alameda Gabriel. Ao público, vale se planejar para combinar programações nestes dois distritos em um mesmo dia para otimizar a agenda. Localizados na região Sul de São Paulo, os bairros concentram alguns pontos de interesse para quem ama design e arquitetura, como o Parque do Ibirapuera, que sedia, além da Fundação Bienal, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Museu Afro Brasil.

Centro, Barra Funda, Santa Cecília, Paulista e Higienópolis 

30 locais

Rio: Córrego do Anhangabaú

Diversidade, cultura e arte traduzem o mood deste distrito. Nos últimos anos, o centro expandido – em bairros como República, Santa Cecília, Barra Funda e Bela Vista – ganhou ênfase na programação com eventos realizados em edifícios icônicos, como a Galeria Metrópole, o Edifício Virgínia e a Biblioteca Mário de Andrade. Aqui também fica a Avenida Paulista com seus arranha-céus e o bairro de Higienópolis, com construções de prestigiados arquitetos, como Vilanova Artigas, Rino Levi, Franz Heep e Artacho Jurado.

Pinheiros, Vila Madalena e Oeste 

12 locais

Rio: Córrego das Corujas

Este distrito, que reúne bairros da região Oeste da capital paulista, pulsa com sua oferta generosa de bares, restaurantes e cafés, como Pinheiros e Vila Madalena. Em 2023, um dos destaques foi a área do Circuito Baixo Pinheiros, repleta de lojas descoladas, ateliês, galerias de arte e estúdios que abrigam diversas novidades do design independente de mobiliário, objetos, moda e outras áreas. A cena da região ainda inclui espaços importantes, como o Instituto Tomie Ohtake.

Shopping Cidade Jardim

5 locais

Rio: Pinheiros

O Shopping Cidade Jardim é um dos mais luxuosos da capital e conta com grifes nacionais e internacionais, boa gastronomia e serviços exclusivos como o ‘private shopper’. Durante a DW! SP 2023 foi inaugurado o espaço Home & Design, com mais de 10 mil m², três pisos e uma concentração de marcas de mobiliário, revestimentos, tapeçaria, iluminação e lojas que têm o design no DNA como traço em comum. O espaço tem arquitetura de Arthur Casas e luminárias do artista Artur Lescher. 

Shopping Lar Center e Norte

3 locais

Rio: Tietê

O Lar Center, inaugurado em 1987 na zona Norte, é o primeiro shopping dedicado a decoração e design de São Paulo. Em seus 45 mil m2, concentra praticamente todos os segmentos ligados ao home design, da obra à decoração, passando por utensílios e uma infinidade de complementos em mais de uma centena de lojas. Em 2023, expandiu sua área gourmet com uma nova alameda gastronômica, o que inspirou o tema da exposição Design para Ver e Comer, na DW! SP 2023. Nesta edição, o shopping mantém a tradição de sediar grandes mostras de design durante o festival.

SERVIÇO

13ª DW! Semana de Design de São Paulo

14 a 24 de março de 2024

Carro oficial: Peugeot

Patrocínio: Unilux, Docol, Eliane e Senac/SP

Apoio: D&D Shopping e Shopping Lar Center

Site e programação: dwsemanadedesign.com.br

Instagram: @dwsemanadedesign

Facebook: dwsemanadedesign

Linkedin: dw-semana-de-design

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *