Preparação vocal e corporal na cena é tema de discussão na SPED no dia 26/10. Inscrições gratuitas.
A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, promove, no dia 26 de outubro, a mesa de discussão Um encontro: corpo e voz.
O evento discute experiências cênicas e pedagógicas que demonstram a importância da preparação vocal e corporal para os artistas em cena. As convidadas são Zi Arrais e Dáda Félix, multiartistas que atuam também nas áreas de técnica e preparação vocal. Zi pesquisa o ritmo e musicalidade na pedagogia do ator e criação cênica, enquanto Dáda conta com experiência em educação, expressão e técnica vocal e corporal.
Com mediação da curadora Sayonara Pereira, a discussão envolve o diálogo entre a dança e o movimento cênico, as técnicas necessárias para aprimoramento da performance e métodos de ensino que promovem o encontro entre o corpo e a voz. “Queremos dialogar sobre a integração entre corpo e voz para refletir sobre aperfeiçoar performances e ter espetáculos sempre mais envolventes”, resumiu Sayonara.
Serviço
Mesa de Discussão Gênero: Dança
Dia: 26/10, sábado
Formato: presencial
Endereço: São Paulo Escola de Dança – Complexo Júlio Prestes – Avenida Mauá, 51 – Luz, São Paulo.
Horário: 19 às 20h30
Gratuito
Inscrições pelo formulário.
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada por meio do Decreto Estadual nº 66.412/2021, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em artes, bailarina, documentarista, escritora e professora. A SPED é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco na valorização da pluralidade. Seu objetivo é o de proporcionar a construção do conhecimento no campo da dança, entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização dos estudantes a fim de ampliar a possibilidade de sua inserção no mercado de trabalho. A estrutura pedagógica tem 4 eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que promovem o acesso à linguagem da dança para a população em geral; Cursos de Extensão Cultural, que contribuem para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, atua como diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.300 espetáculos em 20 países e recebeu 8 prêmios, certificações e indicações nacionais e internacionais. É diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, que se destaca pela inclusão social e formação de mais de 1.300 estudantes, sendo 50% oriundos de vulnerabilidade social. Colaboradora regular em veículos como a Revista Concerto, é cocriadora da coluna ‘Dança em Diálogo’. Na área acadêmica, leciona na USP e na FURB. Foi responsável por iniciativas inovadoras, como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP e a Mostra Internacional de Dança de SP, em parceria com o Itaú Cultural. Reconhecida com a Medalha Tarsila do Amaral, foi também nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chavalière de L’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura Francês.