Quatro bailarinos de São Paulo são contratados para a Cia. Jovem da Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil celebrou a formatura do ano de 2023 no início de dezembro. 21 bailarinos receberam o tão merecido diploma marcando o início de suas carreiras profissionais na dança. Em um anúncio oficial realizado na terça-feira, 12 de dezembro, a instituição revelou a contratação de 11 graduados de 2023 para integrar a Cia. Jovem Bolshoi Brasil durante o ano de 2024. Quatro bailarinos contratos são do Estado de São Paulo: Arthur Libertini – Jundiaí/SP; Camila Maio – Bauru/SP; Maria Eduarda Coelho – São Paulo/SP e Paulo Souza – Guarulhos/SP, farão parte da Cia. Jovem do Bolshoi Brasil em 2024.
A efetivação dos novos contratados está programada para o dia 22 de janeiro de 2024, quando se tornarão funcionários legais do Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O contrato segue rigorosamente as leis trabalhistas em vigor e as normas estabelecidas pelo sindicato dos artistas de Santa Catarina.
Bailarinos contratados para 2024:
Arthur Libertini – Jundiaí/SP
Camila Maio – Bauru/SP
Camila Provin – Primavera do Leste/MT
Enzo Santos – Vitória/ES
Isabella Silva – Belo Horizonte/MG
João Pedro Novak – Cascavel/PR
Maria Eduarda Coelho – São Paulo/SP
Melanie Cristaldo – Paraguai
Paulo Souza – Guarulhos/SP
Rui Silva – Macapá/AP
Thiago Nascimento – Salvador/BA
Cia. Jovem
Criada em 2008, a Cia. Jovem da Escola Bolshoi tem como objetivo oferecer oportunidades de emprego aos talentos formados pela instituição. Além de atuarem como formadores de plateia, os artistas incentivam novos talentos.
Os integrantes recém-contratados enfrentarão o desafio de iniciar suas carreiras profissionais, transformando a dinâmica de aprendizado em experiência de trabalho. Ao explorarem novos repertórios, participarem de aulas avançadas e trabalharem com diversos coreógrafos, contribuirão para a projeção do nome da Escola Bolshoi em apresentações pelo Brasil e exterior.
No ano de 2024, a Cia. Jovem será composta por 15 bailarinos formados pela Escola Bolshoi e 2 provenientes do projeto Bolsa Talentos do Festival de Dança, totalizando 17 integrantes sob a orientação da professora Maria Antonieta Spadari.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Portuários, Celesc, Ciser, Nidec, TKE, Texpa, União Quimica, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.