São Paulo Escola de Dança abre inscrições para quatro opções de Cursos de Férias

São Paulo Escola de Dança abre inscrições para quatro opções de Cursos de Férias

A São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança, anuncia a realização de quatro diferentes opções de Cursos de Férias gratuitos para o mês de janeiro de 2024. As inscrições vão até o dia 20 de dezembro de forma on-line pelo site: https://www.spescoladedanca.org.br/processo-seletivo/#extensao-cultural

Os cursos, que fazem parte do eixo de Extensão Cultural, abordam diferentes perspectivas da dança, como técnicas específicas, conteúdos práticos e teóricos de iniciação e integração com outras linguagens artísticas. Com curadoria de Erika Novachi e Enoque Santos, as opções são“Dança Moderna e Dança Contemporânea”, “Jazz Dance: Que Dança É Esta?”, “Do Samba no Pé às Danças Urbanas” e Danças Populares do Carnaval: do Frevo ao Carimbó”.

As aulas serão ministradas de forma presencial na sede da São Paulo Escola de Dança entre os dias 22 e 28 de janeiro e são destinadas a pessoas a partir dos 16 anos. Sob direção artística e educacional de Inês Bogéa e coordenação de Adriana Celi, estas são as segundas férias de janeiro com cursos deste tipo promovidos pela Escola. “Para nós é muito gratificante poder anunciar uma nova edição destes cursos, que abrem as portas da nossa Escola para uma imersão em temas que vão do jazz dance às danças populares. Isso é fundamental para que cada vez mais pessoas acessem diferentes linguagens da dança e busquem especialização a partir disso.”, comenta Inês Bogéa.

SERVIÇO

Cursos de Férias – 1º Semestre 2024

São Paulo Escola de Dança

Inscrições: até 20 de dezembro de 2023

Início das aulas: 22 de janeiro/2024

Dias e horários: segunda-feira a domingo, das 08h30 às 13h e das 14h às 18h30 (exceto dia 22/01 das 08h às 19h)

Editais: https://www.spescoladedanca.org.br/processo-seletivo/#extensao-cultural

SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS

“DANÇA MODERNA E DANÇA CONTEMPORÂNEA”

Curadoria: Erika Novachi

Ementa: O curso visa abordar de forma teórica e prática os fundamentos da Dança Moderna e Dança Contemporânea, traçando suas histórias e singularidades e delineando sua diversidade técnica e artística. O curso fará uma imersão nesses gêneros de dança, por meio do estudo das técnicas de Graham, Horton, Limon, Contato Improvisação, dentre outras deste universo, passando por diferentes estudos coreográficos.

Link para o edital completo: http://kli.cx/lkif

“JAZZ DANCE: QUE DANÇA É ESTA?”

Curadoria: Erika Novachi

Ementa: O curso visa abordar de forma teórica e prática o universo do Jazz Dance, das suas origens até as suas proposições contemporâneas, apresentando sua diversidade técnica e artística. O curso fará uma imersão nas nuances deste estilo, por meio de diferentes estudos coreográficos, passando pela Dança afrodiaspórica, Jazz Tradicional, Lyrical Jazz, Contemporary Jazz e Jazz para TV.

Link para o edital completo: http://kli.cx/lkil

“DO SAMBA NO PÉ ÀS DANÇAS URBANAS”

Curadoria: Enoque Santos

Ementa: O curso aborda a dança na perspectiva da cultura periférica trazendo duas vertentes: o samba no pé, seus contextos e possibilidades, e as danças urbanas, apresentando sua construção histórica e os fundamentos práticos dos diferentes estilos praticados nos guetos, favelas e vielas.

Link para o edital completo: http://kli.cx/lkin

“DANÇAS POPULARES DO CARNAVAL: DO FREVO AO CARIMBÓ”

Curadoria: Enoque Santos

Ementa: O curso visa abordar de forma teórica e prática as danças populares brasileiras do universo festivo do carnaval, dando ênfase para as danças do norte e nordeste. O curso trará espaço para vivência das manifestações de rua – frevo, maracatu, caboclinho, coco, cordões e marchinhas, passando também pela cultura paraense com o carimbó (dança, música, costumes).

Link para o edital completo: http://kli.cx/lkip

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Para entrevistas ou mais informações

São Paulo Escola de Dança

www.spescoladanca.org.br

Renata Faila – Analista de Comunicação

renata.faila@prodanca.org.br | (11) 3224-1380 ramal 345

Maria Luiza Paulino – Analista de Comunicação e Marketing

maria.luiza@prodanca.org.br | (11) 55 11 3224.1380 ramal 401

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 99370-2761 – Plantão

imprensaculturasp@sp.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *