Workshop musical nas comemorações dos 125 anos da Casa da Boia

Workshop musical nas comemorações dos 125 anos da Casa da Boia. Atividade contará com palestras sobre instrumentos, além de apresentação e aula de músicos profissionais

A Casa da Boia, loja centenária localizada no centro de São Paulo, além de ser um ícone da preservação da memória arquitetônica e histórica da cidade, também é conhecida por promover as artes, os artistas e os artesãos que utilizam o metal como matéria-prima. Por esse motivo, no dia7 de dezembro, às 14h30, o estabelecimento realiza o workshop “Metais nos instrumentos musicais”, que encerra a programação cultural de 2023, marcando as comemorações dos seus 125 anos.

A atividade é gratuita, mediante inscrição, e contará com a apresentação do artesão Chico Domene, da Domene Cymbals, que conversará com o público sobre o processo de fabricação de pratos de bateria e sobre a relevância da empresa e sua influência na música brasileira.

Em seguida, Vitor Luz e Gustavo Vizoso, da Handromeda, falarão sobre a história e fabricação de handpan, um instrumento de percussão confeccionado artesanalmente com placas de metal moldadas em forma de tigela. Além de conhecer o instrumento, o participante também terá uma breve aula sobre o seu funcionamento, finalidades e origem.

Para participar, é necessário fazer a inscrição e contribuir com um quilo de alimento não perecível. O workshop musical é organizado pelo músico profissional Rafael Abissamra, integrante dos grupos de jazz instrumental LAB e Trio Aroeira.

História musical

A música tem um espaço especial na Casa da Boia desde o ano de 2003, quando realizou uma ação inédita na região: o 1º Festival de Pequenos Corais. Três grupos musicais ocuparam a fachada do edifício da loja para apresentações ao público passante da Florêncio de Abreu. O sucesso das apresentações fez a Casa da Boia realizar a 2ª edição, no ano seguinte, dentro do Museu Rizkallah Jorge, que ocupa o segundo andar da loja.

Quando a empresa completou 100 anos, a Casa da Boia criou o movimento “Jazz no Porão”, para apresentações de músicos, profissionais e amadores, que tocam jazz, entre eles o próprio diretor, Mario Roberto Rizkallah, que já foi baterista. As sessões musicais viraram tradição nas festas de aniversário da empresa.

As iniciativas mais recentes ocorreram durante 2023. Para comemorar os seus 125 anos de atividades, a loja realizou dois workshops: o primeiro fez um retorno à trajetória do samba paulistano, com palestra do músico e pesquisador João Mário Machado, coordenador da “Casa do Samba Parnaibano”; o segundo contou com apresentações de música instrumental dos conjuntos LAB (Rafael Abissamra, Renato Leite e Victor Barreto) e Trio Aroeira (Gustavo Portes, Rafael Abissamra e Victor Barreto), que fizeram releituras de obras de artistas como Chico Buarque, João Bosco, Gilberto Gil, Djavan, entre outros.

Workshop “Metais nos instrumentos musicais”

Data: 7/12, das 14h30 às 17h

Local: Casa da Boia – porão

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 123 – centro – São Paulo / SP

Inscrições: https://casadaboia.com.br/cultural/boia-musical/#inscricao

Informações: (11) 3312-6255

Sobre a Casa da Boia

A Casa da Boia foi fundada em 1898 e até os dias atuais permanece em funcionamento em um casarão histórico, localizado no Centro de São Paulo. Inicialmente denominada Rizkallah Jorge e Cia – nome de seu fundador, um imigrante Sírio, da cidade de Alepo – foi, provavelmente, a primeira fundição de cobre de São Paulo.

Começou suas atividades com a fabricação de artefatos de decoração. No início do século XX, passou a produzir intensivamente materiais sanitários, uma demanda de saúde pública, em razão das inúmeras epidemias que ocorriam na cidade, entre elas a de febre amarela. Dessa forma, além dos sifões, canos e caixas de descarga, a comercialização de boias de caixas d’água foi decisiva para consolidar o nome da empresa em todo o Brasil. Ao longo de seus 125 anos, transformou-se de indústria para distribuidor, tendo na venda por atacado a base de seu modelo de negócios.

A Casa da Boia sempre procurou preservar o seu legado e promover a cultura, valorizando a criatividade. Produtos expostos na própria loja demonstram como é possível criar peças metálicas únicas, com design diferenciado. O resgate histórico do casarão onde está instalada a empresa é um marco desse processo. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o imóvel vem passando por um trabalho que tem revelado detalhes antigos em suas paredes e em sua arquitetura. E, em 2018, durante as comemorações dos 120 anos, foi inaugurada a Casa da Boia Cultural.

Assessoria de imprensa: Oboé Comunicação Corporativa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *