5 livros LGBTQIA+ que você precisa conhecer

5 livros LGBTQIA+ que você precisa conhecer. Seleção de livros de romance LGBTQIA+ que prometem emocionar leitores

Com cada vez mais destaque no cenário literário, os livros de romance LGBTQIA+ ampliam a representatividade, além de promover a aceitação para leitores. Através dessas leituras, a sociedade pode esperar por mudanças positivas na forma em que a diversidade é tratada, e, se você procura por livros imperdíveis, conte com essas dicas de leitura.

Confira a seleção dos 5 livros LGBTQIA+

1. O mar me levou até você – Pedro Rhuas

Nascido em uma lendária família de surfistas, Matias Mendonza sempre esteve ligado ao mar. As ondas são sua bússola quando ele se sente perdido ― o que acontece com mais frequência do que sua fama de bad boy deixa transparecer. De volta à praia de Canoa Quebrada para mais uma temporada perfeita no Ceará, ele precisa decidir se seguirá os passos da mãe no surfe profissional ou se trabalhará no Hippie, o charmoso hostel dos pais.

Mas, antes que faça sua escolha, o mar tem uma última surpresa: Júlio, o garoto misterioso com quem seu destino se entrelaça quando uma onda enorme os aproxima. Onde Matias é água e fogo, Júlio é terra e ar. Conforme o verão avança, o Universo parece querer unir esses dois opostos a qualquer custo. Só que dar uma chance ao amor é bem difícil quando se tem medo de vivê-lo. Será que esse novo romance pode ser mais que uma história de verão? Se seguirem os sinais, talvez encontrem a resposta…

2. Irresistíveis Ilusões: Intenções – Ivan Jr

Iniciar a graduação em psicologia parece ser o primeiro passo de Igor em direção à liberdade. Só que nada é fácil para quem sequer confia em si mesmo, pois, além de inseguro com a própria aparência, ele ainda busca modos de lidar com a sua orientação sexual. E tudo se complica ainda mais com a chegada do misterioso e encantador Murilo, seu colega de sala, por quem ele se apaixona instantaneamente. Murilo é um daqueles homens que atraem a atenção de todas as mulheres por onde passam, o que lhe dá a impressão de que pode ficar com todas que ele quiser. Porém nem mesmo os pensamentos mais absurdos de Igor poderiam fantasiar o que há por detrás das camadas em que Murilo se esconde.

Vivendo em conflito interno, entre ser quem esperam que eles sejam e quem realmente são, Igor e Murilo optam por manter as aparências, protegendo-se das consequências que possam surgir, caso os segredos que mantêm venham à tona. Mas isso está cada vez mais difícil de fazer com a presença de um na vida do outro. E ambos vão precisar lidar com suas inquietações, contudo, cada vez mais confusos, se envolvem em joguinhos complicados, buscando por respostas. Será que tudo não passa de ilusão? Enfrentando quem são e o que esperam deles, Igor e Murilo desatam num caos de atos inconsequentes, movidos por seus medos, envolvendo-se em confusões que podem levá-los por caminhos improváveis. 

3. Vermelho branco e sangue azul – Casey McQuiston

Quando sua mãe foi eleita presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz se tornou o novo queridinho da mídia norte-americana. Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático: lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?

4. Irresistíveis Ilusões: Indecisões – Ivan Jr

O segundo recorte de Irresistíveis Ilusões chega como continuidade, apresentando novos dilemas e antigos caminhos. Entre tramas e obstáculos, Murilo enfrenta fantasmas do passado, num presente incerto, com um futuro vago; enquanto Igor se envolve em novos contextos, ao mesmo tempo que segue buscando seu rumo.

Instância dos Ipês estende-se às areias e ao mar de Maresias, aos veleiros, às dunas e a um farol que norteia caminhos por águas instáveis. Navegando por inconstâncias, sentimentos ganham força e se tornam reais. Será que eles podem resistir aos contratempos que venham a surgir?

“Senti todos os sentimentos e dilemas dos personagens.” Priscílla Dantas – @resenhas_da_pri_

5. Heartstopper – Alice Oseman

Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos.
Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente ― e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *