Primeiro e-book da São Paulo Escola de Dança lançado em formato digital

Primeiro e-book da São Paulo Escola de Dança lançado em formato digital

“Diálogos e Práticas em Dança e Educação” é o título da obra que ficará disponível para download a partir do dia 15 de dezembro

Cenas da São Paulo Escola de Dança – Foto de Marcos Alons

A São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança, lançará o seu primeiro livro em formato digital. A obra Diálogos e Práticas em Dança e Educação, organizada pela diretora artística e educacional Inês Bogéa e pelo superintendente pedagógico José Simões, ficará disponível para download gratuitamente a partir do dia 15/12, às 12h, pelo site da Escola.

Por meio das fotografias, que retratam aulas, processos criativos e os próprios estudantes, além de conteúdos ligados ao ensino e práticas de dança, há uma proposta de aproximar o leitor do cotidiano da Escola, trazendo vida à essência das cenas que compõem esta jornada artística e pedagógica.”Nesta primeira publicação, queremos convidar os leitores a dialogarem e explorarem conosco compreensões que ampliem as visões sobre a dança. Além de uma expressão artística, nosso objetivo foi o de sistematizar experiências que fazem da dança também um veículo de aprendizado e transformação”, comenta a diretora artística e educacional e co-organizadora do livro, Inês Bogéa.

SAIBA MAIS SOBRE A OBRA:

Com textos iniciais da secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo Marília Marton e da Presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança Rachel Coser, o livro reúne textos da equipe pedagógica e de convidados ligados ao meio acadêmico para apresentar, em duas grandes partes, um diálogo entre temas pertinentes à arte da dança em geral e o seu processo ensino-aprendizagem.

A primeira parte, dedicada a uma análise da dança no contexto educacional, promove reflexões sobre a diversidade de processos formativos, como as contribuições da dança inclusiva e dos saberes enraizados na herança afro-brasileira, a partir de textos de Ivan Bernadelli, Kathya Maria Ayres de Godoy, Carolina Romano de Andrade, Jussara Xavier, Karla Dunder, Franciane Kanzelumuka Salgado de Paula e Elena Toscano.

Já a segunda, apresenta de maneira aprofundada dimensões metodológicas da própria São Paulo Escola de Dança. A partir do compartilhamento de insights sobre a implementação da mesma, os textos de Inês Bogéa, José Simões, Adriana Celi, Cássia Navas, Flávio Lima, Luiz Fernando da Silva Anastácio e Marcela Benvegnu abordam temas como estratégias e discussões que permeiam a dança e comunicação no ambiente educacional, passando ainda por debates atuais como a descentralização de histórias e historiografias para o ensino da dança.

SERVIÇO

Lançamento do livro digital “Diálogos e Práticas em Dança e Educação” – São Paulo Escola de Dança: 15/12, sexta-feira, a partir das 12h

Download gratuito pelo site: https://www.spescoladedanca.org.br/noticias/

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que têm por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

São Paulo Escola de Dança

www.spescoladanca.org.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *