Brava Companhia segue com mostra de repertório na Zona Sul com espetáculo Show do Pimpão

Brava Companhia está celebrando 25 anos de trajetória com um projeto que evidencia sua contribuição ao cenário teatral fortalecendo o diálogo entre a arte e a comunidade. Com o projeto Brava Companhia 25 anos: teatro, trabalho e território, a companhia apresenta uma mostra de repertório que reflete a força e a diversidade de suas produções.

Mostra de Repertório Brava Companhia começou em março e segue até julho com apresentação de 5 espetáculos do atual repertório da Companhia. Próxima peça a ser apresentada é Show do Pimpão, de 5 a 27 de abril, com sessões às sextas às 20h e sábados às 19h. Os ingressos são gratuitos.

“Por meio do teatro, nossa forma de trabalho, mas não só, procuramos, ao longo do tempo, entender o mundo e suas contradições para conversarmos com nosso público a respeito da vida, de suas possibilidades e impeditivos, tentando arrancar fagulhas de riso e divertimento. É aqui, na Zona Sul (Zona Show, carinhosamente conhecida), que faremos nossa festa: um projeto de dois anos, por meio da Lei de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo, que envolve uma série de ações. E para início, temos a alegria de apresentar parte de nosso conjunto de peças teatrais, por meio de nossa Mostra de Repertório“, conta Fábio Resende, integrante da Companhia.

Show do Pimpão

Três miseráveis artistas se juntam para tentar arrecadar algum trocado que lhes garanta a refeição do dia. Fazer graça com a própria desgraça foi o que lhes restou como forma de sobrevivência. Os três personagens que conduzem a ação cênica representam figuras que sobrevivem à margem do sistema econômico – sem acesso a trabalhos formais, a direitos básicos e ao consumo – tornando-se, assim, criaturas socialmente deformadas.

A música, executada ao vivo pelos atores, surge, ora como ferramenta épico narrativa, comentando e complementando o que é mostrado em cena, ora como recurso que pontua comicamente a ação. O cenário se resume a um grande baú, do qual são retirados objetos, adereços e instrumentos utilizados durante a apresentação – todos alinhados com a proposta estética da peça, que intercala estrago social e estilização artística.

Ficha técnica:

Criação: Brava Companhia. Direção e dramaturgia: Ademir de Almeida. Direção Musical: Joel Carozzi. Atores: Fábio Resende, Márcio Rodrigues e Max Raimundo. Figurinos: Cris Lima, Márcio Rodrigues e Rafaela Carneiro. Cenário: Joel Carozzi, Márcio Rodrigues e Sérgio Carozzi. Design Gráfico: Ademir de Almeida. Fotos: Gabriel Renne. Produção: Kátia Alves.

Serviço:

Mostra de Repertório Brava Companhia

Show do Pimpão

De 5 a 27 de abril – Sextas às 20h e sábados às 19h.

Duração: 55 minutos.

Classificação etária: Livre.  

Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.

Espaço Brava Companhia

Rua Vitório, 77 – Vila Prel – Zona Sul, São Paulo

Sobre a Brava Companhia

A Brava Companhia é um grupo de teatro que atua desde 1998 a partir da periferia da região sul da cidade de São Paulo, seu local de origem, onde desenvolve espetáculos, experimentos cênicos e atividades formativas e de agitação cultural – também articuladas com outros grupos, coletivos e artistas do território.

O trabalho teatral da Brava Companhia é conhecido pelos espetáculos vigorosos, críticos e divertidos, marcados por uma caracterização física pujante e por uma dramaturgia comprometida com a temática social – criações artísticas que se sustentam pela continuidade, disciplina e sistematização dos seus processos.

A Brava Companhia mantém uma pesquisa cênica aberta aos espaços não convencionais, incluindo o espaço público – a rua. O território geográfico no qual a Brava Companhia realiza seus trabalhos – a periferia sul da cidade – e a rua como ambiente para o seu fazer teatral são determinações resultantes, em grande medida, do lugar social ocupado pelo grupo.

Nos últimos 15 anos, a Brava Companhia trouxe para a cena criações que sistematizaram longos processos de pesquisa acerca da sociedade e os seus processos de disputa relacionados à produção da vida ao longo da história. Entre os espetáculos montados pelo grupo ao longo de todos esses anos, estão Estudo sobre a Padaria; O Chão Não Tá Pra Urso; Show do PimpãoJC; O Errante; Este Lado para CimaCorinthians, Meu Amor – Segundo Brava Companhia e A Brava.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *