Documentário sobre influência artística do Teatro Oficina de Zé Celso estreia no Canal Brasil nesta quinta

Documentário sobre influência artística do Teatro Oficina de Zé Celso estreia no Canal Brasil nesta quinta. Inédito na TV, o documentário “Máquina do Desejo” conta a trajetória do ator, diretor e dramaturgo Zé Celso e estreia no Canal Brasil na quinta, dia 4, às 23h30. O filme narra a história do Teatro Oficina, companhia criada por Zé Celso, que em mais de seis décadas revolucionou a linguagem teatral no Brasil. A obra é uma codireção entre Joaquim Castro e Lucas Weglinski e venceu os prêmios de Melhor Montagem e recebeu Menção Honrosa, no Festival É Tudo Verdade em 2021, e de Melhor Documentário pelo Júri Popular no Festival Mix Brasil do mesmo ano. 

Na produção, os diretores trabalharam com um acervo audiovisual da Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona com mais de 50 anos de registros. Zé Celso e sua trupe de atores conseguiram criar, através da cultura, uma forma de resistência política e social nas décadas de 60 e 70 que, além de revolucionar a linguagem do teatro, se estendia ao Tropicalismo, à utilização de novas linguagens audiovisuais e performáticas e até mesmo à música nacional. “Máquina do Desejo” explora todo o alcance das influências do Teatro Oficina na cultura brasileira e revela os obstáculos e legados da companhia de Zé Celso através da resistência, ressignificando produções artísticas como atos políticos e sociais que transbordaram os palcos, impactando a sociedade como um todo.

Máquina do Desejo (2021) (107′) – Documentário

INÉDITO

Coprodução do documentário

Horário: Quinta, 4/04, às 23h30

Classificação: 16 anos

Direção: Joaquim Castro e Lucas Weglinski

Sinopse: Máquina do Desejo narra a história dos 60 anos do Teatro Oficina, retratando a trajetória de Zé Celso, que revolucionou a linguagem teatral no Brasil e juntamente com seu grupo de atores, construiu uma forma de resistência política durante tempos conservadores e de ataques a expressões culturais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *