Orquestra SESIMINAS abre temporada de 2024 com homenagem a Dvorák no Museu de Artes e Ofícios

Orquestra SESIMINAS abre temporada de 2024 com homenagem a Dvorák no Museu de Artes e Ofícios

Gratuito e aberto ao público, concerto da série “Música no Museu” acontece às 19h e dá início à programação do ano, que traz concertos, óperas, espetáculos de dança e homenagens; repertório joga luz sobre a riqueza melódica do compositor tcheco 

A Orquestra SESIMINAS começa a temporada 2024 com concertos novos, convidados especiais e propostas inéditas, desde montagem de uma ópera e espetáculos de dança até homenagens a nomes como Michael Jackson e Tom Jobim. A estreia acontece nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, com a série “Música no Museu”, que celebra a obra do do compositor tcheco Antonín Dvorák (1841–1904). A apresentação acontece às 19h, no SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO), e tem entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. 

No concerto de abertura da temporada, a Orquestra SESIMINAS dedica o repertório ao célebre compositor homenageado, na marca de 120 anos de seu falecimento. No programa, serão apresentadas duas obras conhecidas por suas riquezas melódicas, compostas para orquestras de cordas: “Serenata para Cordas, Op. 22” e “Noturno, Op. 44”.

Outros destaques das apresentações realizadas no Museu de Artes e Ofícios, conferindo um clima diferente para os concertos, serão as montagens sinfônicas dedicadas ao repertório de bossa nova do maestro Tom Jobim e do rei do pop, Michael Jackson. Nas duas ocasiões, a Orquestra SESIMINAS prepara concertos totalmente instrumentais para os maiores clássicos dos artistas.

Além dos concertos didáticos, realizados sempre às terças-feiras, nos quais a Orquestra SESIMINAS recebe o público para apresentações que incluem exposições do maestro Felipe Magalhães sobre a história e o universo dos concertos, a programação 2024 da Orquestra SESIMINAS tem muitas novidades. “Temos muitos convidados, parcerias com o Coral Lírico, professores e alunos da UFMG, montagens de dança e ópera. Estamos ansiosos para reencontrar o público”, diz o maestro.

Jazz

Na série “Promenade”, realizada nas manhãs de domingo e voltada a toda a família, um dos destaques é o concerto em parceria com a Geraes Big Band, da Escola de Música da UFMG. A apresentação promete uma viagem pelo repertório de música brasileira, misturando as cordas clássicas da Orquestra SESIMINAS a naipes de metais, como saxofones, trompetes e trombones, além de piano, baixo, bateria e guitarra.

Atualmente sob a direção dos professores Rafael Martini e Pedro Mota, que participam do concerto, a Geraes Big Band se dedica à pesquisa e interpretação das composições populares brasileiras no formato norte-americano de big band, muito utilizado pelos músicos do jazz. 

“Também teremos uma outra parceria muito frutífera com a UFMG, ao realizarmos pela primeira vez um Concerto de Música Contemporânea Mineira, dentro do projeto Música no Museu, quando teremos composições autorais de professores da Universidade, os compositores Oiliam Lanna, José Padovani e Igor Maia. Vai ser uma ótima oportunidade de aproximar o público de composições mineiras atuais e de muita qualidade”, completa o maestro Felipe Magalhães.

Dança

Em mais um projeto inédito, desta vez no âmbito da dança, a Orquestra SESIMINAS volta a reeditar a parceria de sucesso com a ATM Grupo de Formação – Centro Cultura de Danças. Depois de um espetáculo inédito apresentado em 2022 e 2023, desta vez os dois corpos artísticos se juntam para um projeto maior, desdobrado em dois espetáculos: um clássico e outro contemporâneo, ambos com colaboração de alunos e professores da UFMG.

O primeiro, “Harlequinade”, consiste em uma interpretação do balé russo criado em 1900, inspirado nos personagens da commedia dell’arte. O outro, “Orawa”, é totalmente inédito e autoral, e tem como ponto de partida a peça de mesmo nome do compositor polonês Wojciech Kilar. A coreografia do espetáculo ficou a cargo das professoras Míriam Tomich e Renata Araújo, da UFMG, enquanto a música é resultado de uma proposta de composição coletiva entre alunos e professores do Curso de Composição da UFMG.

“Artes e Cordas”

Principal programa de concertos da Orquestra SESIMINAS, a série “Artes e Cordas” traz concertos clássicos e apresentações populares, com artistas convidados da nova geração da MPB, como Luedji Luna e Marcelo Veronez. Entre eles, uma interpretação de “Gloria”, de Vivaldi, ao lado do Coral Lírico de Minas Gerais. E uma emocionante homenagem ao violinista William Barros, integrante da Orquestra SESIMINAS por mais de 20 anos, e falecido no ano passado. O concerto terá participação de dois irmãos de William, Eliseu Barros (viola e violino) e Alexandre Barros (oboé).

Além dessas apresentações, um dos espetáculos mais especiais é a montagem da ópera “La Serva Padrona”, uma comédia romântica do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736). Além da orquestração de cordas, a ópera terá interpretações da soprano Melina Peixoto, além da participação de Patrícia Valadão no cravo; e André Fernando e Thiago Roussin, ambos no baixo.

SERVIÇO | SESI CULTURA MG

ORQUESTRA SESIMINAS | ABERTURA DA TEMPORADA 2024

O quê. “Música no Museu” – Concerto em homenagem a Dvorák

Quando. Quinta-feira, 22 de fevereiro, às 19h

Onde. SESI Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600 – Centro)

Quanto. Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *