São Paulo Escola de Dança apresenta nova exposição fotográfica

São Paulo Escola de Dança apresenta nova exposição fotográfica gratuita no mês da dança. As imagens de Marcos Alonso e Samira Dantas, com curadoria de Charles Lima, poderão ser vistas pelo público a partir do dia 8 de abril.

A partir de 8 de abril, o espaço de convivência da São Paulo Escola de Dança – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa – ganha nova exposição fotográfica. A ação faz parte da programação que celebra o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, e que acontece ao longo de todo o mês. 

O público poderá conferir “A Arte da Interpretação” com fotos de Samira Dantas e Marcos Alonso que retratam momentos diversos dos estudantes em atividades da SPED realizadas em espaços abertos da cidade. A mostra tem curadoria de Charles Lima e direção artística e educacional de Inês Bogéa.

“A arte da interpretação se desdobra em múltiplas camadas: o intérprete dá vida a uma ideia, enquanto o público, decifra e reinterpreta essa manifestação. Esta interação transcende a mera observação, engajando-se em um processo co-criativo onde a liberdade de expressão é infinita, filtrada pelas experiências e sensibilidades individuais. A interpretação se torna particularmente rica quando adaptada a diferentes percepções sensoriais, desafiando convenções e explorando novas dimensões que vão além do convencional”, explica a diretora Inês Bogéa.

“Confúcio, o venerado filósofo chinês, uma vez proclamou: ‘uma imagem vale mais que mil palavras’. Esta máxima ressoa profundamente no contexto desta exposição, convidando-nos a refletir: quais sensações, memórias e pensamentos emergem ao contemplar estas imagens; e como podemos engajar diversas formas de percepção neste silêncio contemplativo, mergulhando mais fundo na essência da interpretação?”, convida Charles Lima.

Para visitar a exposição, é necessário realizar agendamento prévio, pelo e-mail secretaria@spescoladedanca.org.br.

SERVIÇO

Exposição fotográfica: “A Arte da Interpretação” – Marcos Alonso e Samira Dantas

Data: a partir de 8/4 | Gratuito

Agendamento pelo email: secretaria@spescoladedanca.org.br

SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA

Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes, a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em técnicas; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é doutora em Artes, bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação da Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança da Universidade Regional de Blumenau. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo. Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo (2001-2007) e integrou o júri técnico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão (2016-2021). É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança. Desde 2022 é também diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *